Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 2




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Sarcoidose simulando siringomas

Sarcoidosis simulating syringomas *


Diego Santos Rocha1, Carolina Presotto2, Daniela Martins Bringel2, Lislaine Bomm1, Eli Balassiano3, Maria de Fátima Guimarães Scotelaro Alves4

1Residente do Serviço de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Pós-Graduanda do Serviço de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Médico dermatologista - Preceptor do Serviço de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Professora adjunta responsável pelo setor de Dermatopatologia do Serviço de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 30.03.2011. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 15.05.2011. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE - UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Rocha DS, Presotto C, Bringel DM, Bomm L, Balassiano E, Alves MFGS. Sarcoidose simulando siringomas. An Bras Dermatol. 2012;87(2):314-7.

Correspondência:
Diego Santos Rocha Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 87 Vila Isabel 20551-030 Rio de Janeiro, RJ E-mail: dieg_rocha@yahoo.com.br

 

Resumo

A sarcoidose é uma doença granulomatosa de etiologia desconhecida. A pele é comumente afetada. As manifestações cutâneas podem mimetizar outras afecções e desordens auto-imunes. Assim, o dermatologista assume papel fundamental para elucidar o diagnóstico clínico e auxiliar outros especialistas na investigação de uma doença sistêmica. Relatamos um caso de paciente com manifestação cutânea típica de sarcoidose associada com acometimento pulmonar.

Palavras-chave: GRANULOMA, MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS, SARCOIDOSE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações