Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 3




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Retalho romboidal duplo para reconstrução de defeito cirúrgico da comissura labial

Double rhomboidal flap for reconstruction of large surgical defect of the labial commissure


Pedro Andrade1, Ana Brinca1, Ricardo Vieira2, Américo Figueiredo3

Correspondência:
Pedro Andrade Serviço de Dermatologia e Venereologia Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE Praceta Mota Pinto 3000-075 Coimbra, Portugal E-mail: pedro.andrade@portugalmail.com

 

Resumo

A abordagem de defeitos cirúrgicos da região perioral, em particular das comissuras labiais, é um desafio importante na prática cirúrgica dermatológica. Apresentamos o caso de um doente do sexo masculino, de 69 anos, com extenso carcinoma basocelular ulcerado da região perioral direita, com envolvimento da comissura labial. Foi realizada excisão radical da lesão e reconstrução do defeito cirúrgico com retalho romboidal duplo das regiões geniana e mandibular homolaterais. O resultado cosmético final foi satisfatório, com preservação da funcionalidade das estruturas labiais. O retalho romboidal duplo é uma alternativa viável para a reconstrução de defeitos cirúrgicos da comissura labial, de execução relativamente simples, com baixo risco de complicações, que oferece óptimos resultados funcionais e cosméticos, sem distorção da anatomia labial.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações