Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 3




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Acantose nigricante e "palma em tripa" como manifestações paraneoplásicas de tumor metastático

Acanthosis nigricans and "tripe palm" as paraneoplastic manifestations of metastatic tumor*


Mariana Carvalho Costa1, Nayibe Solano Martinez1, Maluf Gabbay Belicha1, Fabiano Leal2

1Médico (a) - Pós-graduando (a) em Dermatologia do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Dermatologista - Preceptor do Ambulatório de Dermatologia Geral do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Como citar este artigo: Costa MC, Martinez NS, Belicha MG, Leal F. Acantose nigricante e "palma em tripa" como manifestações paraneoplásicas de tumor metastático. An Bras Dermatol. 2012;87(3):500-2. Recebido em 28.08.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 25.12.2011. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Mariana Carvalho Costa SHIS QI 17 conj 08 casa 02 - Lago Sul 71645-080 Brasília, DF E-mail address: maricosta133@gmail.com

 

Resumo

A acantose nigricante é uma dermatose comum, mais frequentemente associada a condições benignas, como resistência periférica à insulina. É rara como marcador paraneoplásico. Como tal, é caracterizada pelo aparecimento repentino e disseminação rápida de lesões cutânas aveludadas e hipercrômicas. O termo "palma em tripa" se refere ao aumento da demarcação do sulcos cutâneos, que se assemelha à face interna do trato intestinal bovino. É um marcador paraneoplásico de alta especificidade, com 90% dos casos associados à malignidade. Relatamos uma paciente com adenocarcinoma de ovário, estágio IV, apresentando acantose nigricante e "palma em tripa"; ambos achados estão estreitamente relacionados ao curso da neoplasia.

Palavras-chave: ACANTOSE NIGRICANS, MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS, METÁSTASE NEOPLÁSICA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações