Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 4




Voltar ao sumário

 

Investigação

Tratamento das verrugas vulgares com o imunoestimulante Propionium bacterium parvum

Treatment of common warts with the immune stimulant Propionium bacterium parvum*


Nilton Nasser1

1Doutor em Dermatologia; professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) – Blumenau (SC), Brasil.

Recebido em 30.03.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 08.06.2011. * Trabalho realizado no curso de Medicina – ambulatório de dermatologia – da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) – Blumenau (SC), Brasil. Conflito de interesses: Nenhum / Conflict of Interests: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial Support: None

Correspondência:
Nilton Nasser Rua Curt Hering, 20 - Centro 8901030 Blumenau, SC E-mail: ninasser.bnu@terra.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Verrugas são proliferações epiteliais na pele e mucosas causadas por diversos tipos de HPV. Elas podem involuir espontaneamente ou aumentar em número e tamanho de acordo com o estado imunitário o paciente. O Propionium bacterium parvum é um potente imunoestimulador e imunomodulador e tem efeitos importantes no sistema imune e é capaz de produzir anticorpos na pele. OBJETIVO: Mostrar a eficácia do Propionium bacterium parvum diluído em solução salina no tratamento de verrugas cutâneas. MÉTODOS: Estudo duplo-cego randomizado. Vinte pacientes com verrugas múltiplas foram divididos em dois grupos, um recebeu aplicação intradérmica do placebo em uma (1) única verruga e o outro da solução salina com Propionium bacterium parvum, uma dose por mês por 3 a 5 meses. RESULTADOS: Dos 20 pacientes do estudo, dez receberam placebo e 10 de solução salina com Propionium bacterium parvum. Dos pacientes tratados com Propionium bacterium parvum nove (9) foram curados e um teve diminuição das lesões. Do grupo do placebo nove (9) não apresentaram alterações e 1 (um) apresentou diminuição das lesões. CONCLUSÕES: O imunomodulador e imunoestimulador Propionium bacterium parvum produz anticorpos na pele que destroem as verrugas sem cicatrizes e mostrou uma significância de P < 0,001, com cura de 90% dos pacientes submetidos à terapia. Sugerimos a utilização de imunoestimulante para o tratamento de verruga vulgar.

Palavras-chave: ADJUVANTES IMUNOLÓGICOS, FATORES IMUNOLÓGICOS, IMUNOTERAPIA, TERAPÊUTICA, TRATAMENTO BIOLÓGICO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações