Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

30

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

30

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 4




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Pioderma gangrenoso associado a doença inflamatória intestinal, com resolução após proctocolectomia total

Synchronous pyoderma gangrenosum and inflammatory bowel disease, healing after total proctocolectomy*


Pedro Andrade1, Maria Manuel Brites2, Américo Figueiredo3

1Médico Interno de Dermatologia e Venereologia - Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE Serviço de Dermatologia e Venereologia – Coimbra, Portugal.
2Médica Especialista em Dermatologia e Venereologia - Assistente Hospitalar - Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE Serviço de Dermatologia e Venereologia – Coimbra, Portugal.
3PhD - Professor-doutor - Médico Especialista em Dermatologia e Venereologia - Diretor do Serviço de Dermatologia e Venereologia - Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE Serviço de Dermatologia – Coimbra, Portugal.

Recebido em 24.06.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 14.07.2011. * Trabalho realizado nos Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE Serviço de Dermatologia e Venereologia – Coimbra, Portugal. Conflito de interesses: nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Pedro Andrade Serviço de Dermatologia e Venereologia, Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE Praceta Mota Pinto 3000-075 Coimbra - Portugal E-mail: pedro.andrade@portugalmail.com

 

Resumo

Apresentamos uma paciente do sexo feminino observada com múltiplas placas violáceas dolorosas dos membros inferiores, com bolhas e pústulas evoluindo rapidamente para lesões ulceradas, surgindo no contexto de diarreia sanguinolenta, erosões orais recorrentes e febre com três meses de evolução. A biópsia cutânea foi compatível com pioderma gangrenoso; o estudo complementar revelou doença inflamatória intestinal inclassificável com títulos elevados de x-ANCA. Após perfuração cólica, a doente foi submetida a proctocolectomia total, com rápida cicatrização das lesões cutâneas ulceradas em três meses, sem recorrência. O pioderma gangrenoso é uma dermatose rara frequentemente associada a doença inflamatória intestinal. É interessante verificar neste caso a apresentação clínica sincrónica das doenças cutânea e intestinal, bem como a rápida resolução da primeira após proctocolectomia total.

Palavras-chave: COLECTOMIA, DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS, PIODERMA GANGRENOSO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações