Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 4




Voltar ao sumário

 

Qual é seu diagnóstico ?

Caso para diagnóstico

Case for diagnosis


Mariana Hammerschmidt1, Luciana Menezes de Azevedo2, Anelisa Ruaro3, Betina Werner4, Alexandre do Nascimento5, Ézio Augusto Amaral Filho6

1Médica dermatologista, com residência em Dermatologia no Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
2Acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
3Médica, Residente de Dermatologia do Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
4Doutora, Professora e Dermatopatologista do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
5Médico, Residente de Anatomia Patológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
6Mestre, Cirurgião Geral e Cancerologista, preceptor voluntário da Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Recebido em 19.04.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 04.10.2011. * Trabalho realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Conflito de interesses: nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Mariana Hammerschmidt Serviço de Dermatologia - SAM 4- Hospital de Clínicas Rua General Carneiro, 181 - Centro 80000-000 Curitiba, PR, Brazil E-mail: mari-hammer@hotmail.com

 

Resumo

O fibroxantoma atípico é um tipo de neoplasia cutânea maligna rara, encontrado principalmente em idosos, em áreas fotoexpostas. Na histologia, o fibroxantoma atípico é uma neoplasia fibro-histiocítica dérmica, de células fusiformes e epitelioides, algumas vezes bizarras, com acentuado pleomorfismo, apresentando núcleos hipercromáticos e mitoses abundantes. Deve ser diferenciado de outros tumores de pele, principalmente através da imunoistoquímica, já que seu diagnóstico é de exclusão.

Palavras-chave: HISTOLOGIA, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, TRANSTORNOS HISTIOCÍTICOS MALIGNOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações