Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Avaliação da qualidade de vida dos pacientes pediátricos de um centro de referência em dermatologia no sul do Brasil

Assessment of the quality of life of pediatric patients at a center of excellence in dermatology in southern Brazil *


Magda Blessmann Weber1, Daniel Lorenzini2, Clarissa Prieto Herman Reinehr3, Bárbara Lovato4

1Doutora - Professora do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.
2Dermatologista e Preceptor convidado do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.
3Médica – Médica-residente do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
4Estudante do curso de graduação de Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.

Recebido em 02.12.2011 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 24.01.2012. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum / Financial funding: None Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Como citar este artigo / How to cite this article: Weber MB, Lorenzini D, Reinehr CPH, Lovato B. Avaliação da qualidade de vida dos pacientes pediátricos de um centro de referência em Dermatologia no sul do Brasil. An Bras Dermatol. 2012;87(5):697-702.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Clarissa Prieto Herman Reinehr Rua Sarmento Leite, 245 90050-170 Porto Alegre, RS E-mail: clazinha-br@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Doenças dermatológicas, em razão dos estigmas pela aparência das lesões, são fonte de impacto negativo no estado emocional, relações sociais e atividades cotidianas. OBJETIVOS: Este estudo objetiva avaliar a qualidade de vida nos pacientes dermatológicos pediátricos em um centro de referência em dermatologia, comparar os índices de qualidade de vida entre as dermatoses e associá-los às variáveis, além de avaliar de que forma as dermatoses afetam a qualidade de vida especificamente. MÉTODOS: Estudo analítico transversal, pacientes entre 5 e 16 anos, do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, entre julho de 2010 e fevereiro de 2011. Instrumentos utilizados: questionário Índice Pediátrico de Qualidade de Vida em Dermatologia e escala AUQEI. RESULTADOS: Um total de 161 pacientes, média de idade de 9,66 anos. As principais dermatoses foram dermatite atópica (29,8%), verrugas vulgares (13%) e molusco contagioso (7,5%). Doenças crônicas (73,9%) foram mais prevalentes. A média do Índice Pediátrico de Qualidade de Vida em Dermatologia de 5,01 para dermatoses crônicas, e de 2,07 em agudas, indicando maior comprometimento da qualidade de vida entre os pacientes cronicamente enfermos. A comparação entre os escores obtivos com a escala AUEQI e o Índice Pediátrico de Qualidade de Vida em Dermatologia indicam que a qualidade de vida global é afetada com menor intensidade do que a relacionada especificamente à dermatose. CONCLUSÃO: Os dados obtidos reforçam a importância do entendimento dos sintomas, desencadeantes e da terapêutica da dermatose em questão pelos pacientes, por seus familiares e por seus cuidadores. Tais infomações facilitam a aderência ao tratamento e justificam a conduta adotada pelo dermatologista.

Palavras-chave: CRIANÇA, DERMATOLOGIA, DERMATOPATIAS, QUALIDADE DE VIDA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações