Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

30

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

30

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Qualidade de vida das crianças e adolescentes com dermatite atópica

Quality of life in children and teenagers with atopic dermatitis*


Cláudia Soïdo Falcão do Amaral1, Maria de Fátima Bazhuni Pombo March2, Clemax Couto Sant'Anna3

1Especialista em Alergia e Imunologia pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI). Chefe do Setor de Alergia e Imunologia do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Doutora em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Professora-adjunta do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG-UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Professor-associado do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG-UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 12.11.11 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 30.01.2012. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay - Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte Financeiro / Financial funding: Bolsa de Mestrado - Aluno Nota 10 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Parte da pesquisa. Como citar este artigo / How to cite this article: Amaral CSF, March MFBP, Sant''''Anna CC. Qualidade de vida das crianças e adolescentes com dermatite atópica. An Bras Dermatol. 2012;87(5):717-23.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Cláudia Soïdo Falcão do Amaral Rua Coronel Moreira César, 26 sala 711 - Icaraí 24230 060 Niterói RJ E-mail: csfamaral@ig.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A dermatite atópica é uma doença cuja prevalência vem aumentando nos últimos anos apesar do conhecimento crescente sobre a mesma. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida das crianças e adolescentes com dermatite atópica e de suas famílias. MÉTODO: Estudo transversal descritivo com coleta prospectiva de dados de 50 crianças e adolescentes de 5 a 16 anos, com diagnóstico de DA e 50 pais ou responsáveis dos mesmos através da utilização de dois questionários de qualidade de vida, o Qualidade de Vida na Dermatologia Infantil e o Impacto da Dermatite Atópica na Família. As variáveis sócio-demográficas e clínicas foram avaliadas por uma ficha clínica elaborada especificamente para a pesquisa, os aspectos socioeconômicos, pelo questionário padronizado da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, que avalia bens adquiridos e o grau de instrução do chefe da família. RESULTADOS: Havia 35/50 (70%) pacientes do sexo feminino; 28(56%) da classe social C. Através do questionário Qualidade de Vida na Dermatologia Infantil observou-se que: 19 (38%) pacientes ficaram na faixa de 7 a 12 pontos (impacto moderado da dermatite atópica) e 17 (34%), na faixa de 13 a 30 pontos (impacto elevado da dermatite atópica). Pelo questionário Impacto da Dermatite Atópica na Família observou-se: 15 (30%) famílias apresentaram escores entre 7 e 12 pontos e 22 (44%) entre 13 e 30 pontos. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que a repercussão da doença na vida dos pacientes com dermatite atópica e de suas famílias é alta, o que nos faz sugerir que seria importante inserir o estudo da qualidade de vida na avaliação clínica dos mesmos.

Palavras-chave: ADOLESCENTE, BRASIL, CRIANÇA, DERMATITE ATÓPICA, PRÉ-ESCOLAR, QUALIDADE DE VIDA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações