Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

30

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

30

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 5




Voltar ao sumário

 

Imagens em Dermatologia

Microscopia confocal reflectante in vivo em um caso típico de melasma

In vivo reflectance confocal microscopy in a typical case of melasma *


Mariana Carvalho Costa1, Hernando Vega Eljaiek2, Leonardo Spagnol Abraham3, Luna Azulay-Abulafia4, Marco Ardigo5

1MD. Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2MD. Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; Instituto de Anatomia Patológica Prof. João Lobato da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3MD. Departamento de Patologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (Iderj) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4PhD. Departamento de Dermatologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (Iderj) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5MD. Departamento de Dermatologia Clínica/Microscopia Confocal do Instituto Dermatológico San Gallicano – Roma, Itália.

Recebido em 23.12.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 23.01.2012. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (Iderj) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro / Financial funding: O aparelho de MCR foi gentilmente emprestado pela empresa "Lucid Technologies, Henrietta, NY, EUA (de novembro a dezembro de 2012 Como citar este artigo/How to cite this article: Costa MC, Eljaiek HV, Abraham LS, Azulay-Abulafia L, Ardigo M. Microscopia confocal reflectante in vivo em um caso típico de melasma. An Bras Dermatol. 2012;87(5):782-4.

Correspondência:
MAILING ADDRESS / ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Mariana Carvalho Costa Avenida Alexandre Ferreira, 206 - Lagoa 22470-220 Rio de Janeiro, RJ. E-mail: maricosta133@gmail.com

 

Resumo

O melasma é um distúrbio pigmentar caracterizado por hipermelanose, que afeta principalmente mulheres jovens e de meia-idade com fototipos III-V de Fitzpatrick e acarreta em impacto significativo na qualidade de vida das mesmas. A microscopia confocal reflectante in vivo, uma tecnologia em expansão voltada para análise da pele até a derme superior, proporciona imagens en face em tempo real com resolução celular. Apresentamos um caso de melasma com achados na microscopia confocal reflectante in vivo fortemente correlacionados com as características histopatológicas descritas na literatura.

Palavras-chave: HIPERPIGMENTAÇÃO, MICROSCOPIA CONFOCAL

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações