Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 6




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Micose fungóide e síndrome de Sézary: revisão e atualização clínica, histopatológica e imuno-histoquímica

Mycosis fungoides and Sézary syndrome: clinical, histopathological and immunohistochemical review and update *


Thamy Yamashita1, Luciana Patricia Fernandes Abbade2, Mariangela Esther Alencar Marques3, Silvio Alencar Marques4

1Médica-patologista. Mestra em Patologia - Curso de doutorado em Patologia no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Assistente-doutora – Professora-assistente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
3Livre-docente - Professora livre-docente do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Professor-titular - Professor do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 29.02.2012. * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-UNESP) – São Paulo (SP), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte Financeiro: Nenhum / Financial funding: processo 2010/51505-7

Correspondência:
MAILING ADDRESS: Silvio Alencar Marques Departamento de Dermatologia e Radioterapia Faculdade de Medicina Distrito de Rubião Junior S/N 18618-970 Botucatu, SP E-mail: smarques@fmb.unesp.br

 

Resumo

O artigo revisa os conceitos diagnósticos e de classificação da micose fungóide e da síndrome de Sézary a luz das publicações normativas mais recentes. Descreve a grande variabilidade de expressão clinica da micose fungóide em seus estágios iniciais assim como os aspectos histopatológicos e imuno-histoquímicos auxiliares ao diagnóstico. São descritos os critérios de diagnósticos exigidos para que se caracterize a síndrome de Sézary e o sistema de estadiamento, utilizado para ambas, micose fungóide e síndrome de Sézary.

Palavras-chave: LINFOMA CUTÂNEO DE CÉLULAS T, MICOSE FUNGÓIDE, SÍNDROME DE SÉZARY

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações