Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 6




Voltar ao sumário

 

Investigação

Freqüência de HLA-B27 em uma amostra de pacientes com artrite psoriática

HLA-B27 frequency in a group of patients with psoriatic arthritis *


Danilo Garcia Ruiz1, Omar Lupi2

1Especialista em Reumatologia. Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do curso de Medicina na Faculdade Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) – Porto Nacional (TO), Brasil.
2Pós-doutorado. Professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio); docente permanente do curso de pós-graduação em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 04.09.2011 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 03.03.2012. * Trabalho realizado no Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Suporte financeiro:/Financial Support: Danilo Garcia Ruiz é aluno de pós-graduação em nível de mestrado e bolsista do CNPq. A pesquisa de HLA-B27 foi financiada com provimentos da pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesses: nenhum / Conflict of Interests: None.

Correspondência:
MAILING ADDRESS: Danilo Garcia Ruiz ITPAC / Faculdade de Medicina Rua 02, quadra 07 S/N - Jardim dos Ipês. 77500-000 - Porto Nacional - TO E-mail: danilogruiz@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O HLA-B27 está associado às espondiloartrites, grupo de doenças que engloba, entre outras, a artrite psoriásica. OBJETIVOS: Descrever a freqüência de HLA-B27 em uma amostra de pacientes brasileiros com artrite psoriásica e correlacionar sua presença ou ausência com as manifestações clínicas dos mesmos. MÉTODOS: Estudo transversal avaliando 44 pacientes com artrite psoriásica de um ambulatório de Reumatologia. A avaliação consistia em registro de informações demográficas e sociais, exame clínico da pele e das articulações e pesquisa de HLA-B27. Os dados gerados foram tratados por meio de estatística descritiva e comparativa em Software apropriado. Foram utilizados testes paramétricos e não-paramétricos com significância estatística de 5%. RESULTADOS: O HLA-B27 resultou negativo em 32 dos 44 pacientes estudados (72,7%). A maioria dos pacientes era do sexo masculino, da raça branca, procedente do Rio de Janeiro, portador de psoríase em placas e com idade média de 52,9 anos. Houve associação estatisticamente significativa entre o HLA-B27 positivo e o sexo masculino (p=0,004). O HLA-B27 negativo teve tendência à correlação com artrite de mãos e punhos (p=0,07). Houve correlação inversa significativa entre os valores do HLA e do teste de Schöber (p=0,02). CONCLUSÃO: Apesar do HLA-B27 ser negativo na maioria dos pacientes estudados, esteve significativamente associado ao sexo masculino e inversamente correlacionado ao teste de Schöber.

Palavras-chave: ANTÍGENO HLA-B27, ARTRITE PSORIÁSICA, ESPONDILOARTROPATIAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações