Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 6




Voltar ao sumário

 

Revisão

Psoríase e uveíte: uma revisão da literatura

Psoriasis and uveitis: a literature review *


Maria de Fátima Paim de Oliveira1, Ivonise Follador2, Bruno de Oliveira Rocha3, Vitória Regina Rêgo4

1Doutora em Medicina e Saúde Pública - Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.
2Doutora em Medicina e Saúde Pública - Coordenadora e preceptora da Residência de Dermatologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.
3Estudante de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.
4Mestre em Medicina e Saúde Pública - Chefe e preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.

Recebido em 13.12.2 011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 04.05.2012. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia - Hospital Universitário Professor Edgar Santos - Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA) – Salvador (BA), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum / Financial Support: None Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of Interest: None

Correspondência:
MAILING ADDRESS: Naiara Abreu de Azevedo Fraga Rua Padre Feijó, S/N Ambulatório Magalhães Neto, 3 andar 40110-170 - Canela, Salvador, BA E-mail: naiarafraga@yahoo.com.br

 

Resumo

Psoríase é uma doença sistêmica, crônica, imunologicamente mediada, com importante influência genética e ambiental, que afeta 1 à 3% da população mundial. Nos últimos anos, a relação da psoríase com diferentes comorbidades, em especial a síndrome metabólica, tornou-se extremamente relevante. A uveíte é caracterizada por um processo de inflamação intra-ocular resultante de várias causas. Considerando a psoríase e a uveíte como doenças imunologicamente mediadas, o presente trabalho visa avaliar a possível associação da psoríase e/ou artrite psoriática com a uveíte e seus subtipos. Poucos são os estudos que avaliam a associação de uveíte e psoríase sem comprometimento articular. Parece que a psoríase sem artropatia não seria um fator de risco para desenvolvimento de uveíte. A uveíte tende a desenvolver mais frequentemente em pacientes com artropatia ou psoríase pustulosa que em outras formas de psoríase. Avaliação oftalmológica deve ser feita periodicamente em pacientes com psoríase, proporcionando ao paciente um diagnóstico precoce da oftalmopatia e a instituição de tratamento adequado com anti-inflamatórios não hormonais ou drogas imunomoduladoras, no intuito de evitar a perda da visão nos pacientes com psoríase e uveíte.

Palavras-chave: ARTRITE PSORIÁSICA, PSORÍASE, UVEÍTE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações