Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 6




Voltar ao sumário

 

Qual é seu diagnóstico ?

Caso para diagnóstico

Case for diagnosis


Izelda Maria Carvalho Costa1

1Doutora em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); professora adjunta de Dermatologia da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília (DF), Brasil.

Recebido em 16.12.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 13.11.2012. * Trabalho realizado no Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB) – Brasília (DF), Brasil. Conflito de interesses: nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
MAILING ADDRESS: Kleyton de Carvalho Mesquita. QE 34, conjunto P, casa 25. Guará II. 71065-162 Brasília, DF. E-mail address: kleyton.mesquita@gmail.com

 

Resumo

A piodermatite-pioestomatite vegetante é uma dermatose mucocutânea rara, caracterizada por lesões pustulosas e vegetantes na pele e mucosa oral. É considerada um marcador altamente específico para doenças intestinais inflamatórias. Os autores descrevem um caso de piodermatite-pioestomatite vegetante em paciente pediátrico, o qual apresentou boa resposta a corticoterapia oral associada à azatioprina e à dapsona. A vigilância intestinal é mandatória, uma vez que a dermatose está associada a doenças intestinais inflamatórias em mais de 70% dos casos, especialmente a colite ulcerativa.

Palavras-chave: COLITE ULCERATIVA, DERMATOPATIAS, DOENÇA DE CROHN, DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS, EOSINOFILIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações