Sociedade Brasileira de Dermatolodia

ISSN-e 1806-4841

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associados da SBD

Volume 87 Número 6

Comunicação

Fatores de risco para hidradenite supurativa: um estudo piloto

Risk factors for hidradenitis suppurativa: a pilot study *

Giovana Bombonatto1, Manoela Martin2, Hélio Amante Miot3

1Médica-residente em Clínica Médica - Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – Faculdade Evangélica do Paraná (HUEC-FEPAR) – Curitiba (PR), Brasil.
2Médica-estagiária - Fundação Pró-Hansen (FPH) – Curitiba (PR), Brasil.
3Professor-doutor - Doutor; professor-assistente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Botucatu (SP), Brasil.

Recebido em 01.04.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.05.2012. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – Faculdade Evangélica do Paraná (HUEC-FEPAR) – Curitiba (PR), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte Financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
MAILING ADDRESS: Juliano Vilaverde Schmitt Av. Sete de Setembro, 4713 80240-000 - Batel. Curitiba, PR E-mail: julivs@gmail.com

A hidradenite supurativa é uma doença inflamatória crônica debilitante de etiologia parcialmente compreendida. Realizamos um estudo piloto tipo caso-controle pareado por sexo e idade com outros pacientes dermatológicos para analisar prováveis fatores de risco associados a esta doença. Incluímos 15 casos e 45 controles, sendo 67% mulheres. Análise bivariada e multivariada por regressão logística identificou associação significativa com tabagismo, índice de massa corporal mais elevado e história familiar. O uso de contraceptivos hormonais foi menos frequente nas portadoras de hidradenite.

Palavras-chave: FATORES DE RISCO, HIDRADENITE SUPURATIVA, OBESIDADE, TABAGISMO