Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

A avaliação da eficácia da bota de Unna artesanal no tratamento de pacientes portadores de úlceras venosas

Evaluating the effectiveness of the customized Unna boot when treating patients with venous ulcers*


Cristina Souza Araujo1, Dênia Amélia Novato Castelli Von Atzingen2, Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça3, Marcos Mesquita Filho4, Mauricéia Lins de Medeiros5

1Estudante - Graduação em Medicina na Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) – Pouso Alegre (MG), Brasil.
2Doutorado - Enfermeira e professora da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) – Pouso Alegre (MG), Brasil.
3Doutorado - Biomédica e professora-titular de Biologia Celular da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) – Pouso Alegre (MG), Brasil.
4Doutorado - Médico e professor-titular da área de Gestão e Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) – Pouso Alegre (MG), Brasil.
5Doutorado - Enfermeira responsável pelo Ambulatório de Feridas do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Alexandre – Pouso Alegre (MG), Brasil.

Recebido em 19.03.2012 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 25.05.12. * Trabalho realizado na Faculdade de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). Apoio ao Ambulatório de Feridas do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Alexandre – Pouso Alegre (MG), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum / Financial support: none. Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of interests: none. Como citar este artigo / How to cite this article: Luz BSR, Araujo CS, Atzingen DANCV, Mendonça ARA, Mesquita Filho M, Medeiros ML. Avaliação da eficácia da bota de Unna artesanal no tratamento de pacientes portadores de úlceras venosas. An Bras Dermatol. 2013;88(1):33-41.

Correspondência:
Bruna Suelen Raymundo Luz Avenida Cel. Alfredo Custódio de Paula, 320 - Medicina. 37.550-000 Pouso Alegre, MG. Brazil E-mail: brunaluz04@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: As úlceras de membros inferiores constituem um sério problema médico e socioeconômico mundial. Um tipo de ferida crônica dos membros inferiores é a úlcera venosa. Dentre os métodos terapêuticos encontra-se o curativo bota de Unna artesanal. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia do uso da bota de Unna artesanal no tratamento de úlceras venosas e acompanhar o desenvolvimento da cicatrização das feridas. MÉTODOS: Estudo do tipo longitudinal e prospectivo, de caráter exploratório e quantitativo, realizado no ambulatório de feridas do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Alexandre na cidade de Pouso Alegre - MG, no ano de 2008. A amostra foi composta de 32 pacientes portadores de úlceras venosas que realizavam o tratamento com bota de Unna e de 11, grupo controle, que utilizaram curativo simples. As lesões dos pacientes foram acompanhadas por um período de três meses. RESULTADOS: A idade média das pessoas foi de 61,88 anos, predominando o sexo feminino (65,1%). Observando-se as diferenças nos tempos de cicatrização das feridas, em relação aos três momentos de avaliação, evidenciou-se que após a avaliação inicial houve diminuição da área da ferida, semelhante tanto para o grupo 1 como para o grupo 2 (p>0,05).CONCLUSÃO: A utilização da Bota de Unna artesanal contribui para aceleração no processo cicatricial, porém quando comparada com o curativo simples apresentou semelhante eficiência que este, quando analisada por um período de três meses.

Palavras-chave: BANDAGENS COMPRESSIVAS, CICATRIZAÇÃO, CURATIVOS OCLUSIVOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações