Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

Prevalência de Éfelides labiais e periorais em trabalhadores de praias

Prevalence of lip and perioral Ephelides in beach workers*


Ana Claúdia de Queiroz Castro1, Danielle Bezerra de Farias1, Pérola Teixeira de Lima1, Éricka Janine Dantas da Silveira2, Kenio Costa de Lima3

1Aluna de graduação do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil.
2Doutora em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); professora adjunta II do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil.
3Pós-doutor pela Agência de Saúde Pública de Barcelona; professor associado I do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil.

Recebido em 01.03.2012 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 25.12.2012. * Trabalho realizado no Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil. Suporte financeiro: Nenhum. / Conflict of interest: None Conflito de interesses: Nenhum. / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Lucena EES, Castro ACQ, Farias DB, Lima PT, Silveira EJD, Lima KC. Prevalência de efélides labiais e periorais em trabalhadores de praias. An Bras Dermatol. 2013;88(1):58-65.

Correspondência:
Eudes Euler de Souza Lucena Av. Senador Salgado Filho, 1787 Lagoa Nova 59078 970 Natal, RN. Brazil E-mail: eudeseuler@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Efélides são máculas hiperpigmentadas pequenas, comuns na pele, que constituem uma área com maior aumento da produção de melanina. São observadas em indivíduos geneticamente predispostos, de pele clara, com grande suscetibilidade a queimaduras solares. OBJETIVOS: Esse estudo teve o propósito de verificar a prevalência de efélides labiais e periorais em 362 trabalhadoresbde praias do município de Natal/RN e investigar potenciais associações com variáveis sociodemográficas, ocupacionaisbe de saúde geral. MÉTODOS: Para tanto, foram realizados exames clínicos por examinadores calibrados, na área correspondente aos lábios e na área delimitada lateralmente pelo sulco nasolabial e inferiormente pelo mento, além de preenchimento de questionário validado. As possíveis associações das variáveis sociodemográficas, ocupacionais e de saúde geral com a presença de efélides labiais e periorais foram avaliadas pelo teste do qui-quadrado para um nível de significância de 5%. RESULTADOS: Aproximadamente um terço dos trabalhadores foi acometido por efélides perioral (33,7%) e um quarto por efélides labial (24,0%). O gênero foi a única variável que se mostrou associada significativamente com a presença de efélides periorais (p=0,002), ao contrário das efélides labiais que mostrou-se associada significativamente com hábito (p=0,036) e etilismo (0,030). CONCLUSÕES: Conclui-se que a prevalência de efélides em região perioral e labial foi elevada na população estudada e o gênero e hábitos foram associadas à sua ocorrência.

Palavras-chave: DERMATOPATIAS, DERMATOMICOSES, ESTUDOS TRANSVERSAIS, RADIAÇÃO SOLAR

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações