Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 1




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Tratamento combinado com toxina botulínica e ácido hialurônico para correção da depressão inestética lateral mentoniana

Combined treatment with botulinum toxin and hyaluronic acid to correct unsightly lateral-chin depression*


André Vieira Braz1, Dailana Louvain2, Luana Vieira Mukamal3

1Dermatologista; professor de Cosmiatria do Setor de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Especialista em Dermatologia; dermatologista em clínica privada (Dermoclin) – São José dos Campos (SP), Brasil.
3Médica dermatologista em clínica privada – Vitória (ES), Brasil.

Recebido em 06.10.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 13.06.2012. * Trabalho realizado em clínica privada – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Suporte financeiro: nenhum / Financial Support: none Conflito de interesses: nenhum / Conflict of Interests: none Como citar este artigo / How to cite this article: Braz AV, Louvain D, Mukamal LV. Tratamento combinado com toxina botulínica e ácido hialurônico para correção da depressão inestética lateral mentoniana. An Bras Dermatol. 2013;88(1):140-2.

Correspondência:
André Vieira Braz Rua Visconde de Piraja 330 / 1001, 1002 e 1003 Ipanema 22410-000 Rio de Janeiro, (RJ) Brazil E-mail: avbraz@globo.com

 

Resumo

Com o envelhecimento observamos mudanças anatômicas na face. No terço inferior essas mudanças se expressam como ptose do ângulo da boca; acentuação do sulco lábio mentoniano; diminuição da concavidade entre a mandíbula e o pescoço e formação de bandas platismais bem evidentes. A contração repetida dos músculos da região latero-mentoniana juntamente com a banda platismal lateral, forma o que chamamos de sulco de marionette. Ao tratarmos toda região latero-mentoniana conseguimos um resultado mais harmônico, quando comparado com o tratamento isolado do sulco de marionette. Nesse artigo apresentamos o tratamento combinado da região latero mentoniana com o uso de toxina botulínica e preenchedores.

Palavras-chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, ENVELHECIMENTO, TOXINAS BOTULÍNICAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações