Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 1




Voltar ao sumário

 

Imagens em Dermatologia Tropical

Dermatoscopia no diagnóstico da Tinea Nigra

Dermoscopy revealing a case of Tinea Nigra*


Paulo Ricardo Criado1, Lívia Delgado2, Gustavo Alonso Pereira3

1Médico dermatologista. Doutor em Ciências, área de concentração em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) - Assistente da Divisão de Clínica Dermatológica e pesquisador do Laboratório de Investigação Médica, LIM 53, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) - Responsável pelo Ambulatório de Vasculites do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Médica dermatologista. Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
3Médico dermatologista – Médico-coordenador da Divisão de Dermatologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICESP - FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 08.04.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 21.06.2012. * Trabalho realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil. Suporte Financeiro: nenhum / Financial Support: None. Conflito Interesses: nenhum / Conflict of Interests: None. Como citar este artigo / How to cite this article: Criado PR, Delgado L, Alonso G. Dermatoscopia no diagnóstico da Tinea Nigra. An Bras Dermatol. 2013;88(1):131-2.

Correspondência:
Lívia Delgado Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 - 3.andar Sala 3070 05403-900 - São Paulo, SP. Brazil Tel.: 55(11) 3069-8001 e 55(11) 3069-8002 E-mail: paralivi@hotmail.com

 

Resumo

Nos últimos anos, a dermatoscopia tem sido utilizada como importante ferramenta auxiliar no diagnóstico de inúmeras dermatoses, incluindo infecções e infestações (Entodermatoscopia). A Tinea nigra é uma feoifomicose rara, que afeta principalmente a pele glabra das palmas e plantas. Descrevemos o caso de doente de 14 anos, com mácula pigmentada de crescimento progressivo na mão esquerda, diagnosticada como Tinea nigra após o exame clínico e dermatoscópico. Estas imagens enfatizam a importância da dermatoscopia na prática dermatológica diária.

Palavras-chave: DERMATOMICOSES, DERMATOPATIAS INFECCIOSAS, DERMATOSES DA MÃO, DERMOSCOPIA, TINHA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações