Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Eritroqueratodermia simétrica progressiva - Relato de caso

Progressive symmetrical erythrokeratodermia - Case report *


Bianca de Mello Guaraldi1, Thaís Jerez Jaime1, Rafael de Mello Guaraldi2, Daniel Fernandes Melo3, Osvania Maris Nogueira4, Nilton Rodrigues5

1Pós-graduação em Dermatologia pelo Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Graduação em Medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Graduação em Medicina e pós-graduação em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); preceptor da pós-graduação em Dermatologia do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Biomédica e bióloga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); preceptora do curso de pós-graduação do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD); colaboradora do curso de pós-graduação e do Serviço de Dermatologia Pediátrica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Chefe militar da Clínica de Dermatologia do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 16.12.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 11.02.2012. * Trabalho realizado no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Suporte financeiro: nenhum /Financial Support: none Conflito de interesses: nenhum /Conflict of Interests: none Como citar este artigo / How to cite this article: Guaraldi BM, Jaime TJ, Guaraldi RM, Melo DF, Nogueira OM, Rodrigues N. Eritroqueratodermia simétrica progressiva: relato de caso. An Bras Dermatol. 2013;88(1):105-8.

Correspondência:
Bianca de Mello Guaraldi Rua Cezar Zama Nº 185 Lins de Vasconcelos 20725-090 Rio de Janeiro, RJ. Tel.: 2599-5599 E-mail: biaguaraldi@hotmail.com

 

Resumo

Eritroqueratodermia simétrica progressiva é uma genodermatose rara de herança autossômica dominante, com penetrância variável, descrita por Darier em 1911. É caracterizada por placas eritematosas e queratósicas, bem delimitadas, simetricamente distribuídas ao longo das extremidades, nádegas e mais raramente face. Os autores relatam o caso de uma paciente de 55 anos apresentando lesões no dorso das mãos, coxins interfalangeanos, punhos, região inguinal e dorso dos pés. O caso demonstra raridade, diagnóstico tardio, exuberância clínica e acometimento familial.

Palavras-chave: CERATODERMIA PALMAR E PLANTAR, CERATOSE, ERITROCERATODERMIA VARIÁVEL

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações