Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Tuberculose cutânea gomosa em um paciente com polimiosite

Cutaneous tuberculous gummas in a patient with polymyositis*


Guilherme Almeida Rosa da Silva1, Rogerio Neves Motta2, Ricardo de Souza Carvalho3, Omar Lupi4, Marcelo Costa Velho Mendes de Azevedo5, Fernando Raphael de Almeida Ferry6

1Médico; professor temporário de Semiologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Médico; professor assistente de Clínica Médica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGGUnirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Mestre em Medicina; médico staff da décima enfermaria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Doutor em Medicina; professor adjunto de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Mestre em Medicina; professor assistente de Semiologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
6Doutor em Medicina; professor associado II de Clínica Médica e Aids do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 17.01.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.01.2012. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo / How to cite this article: da Silva GAR, Neves-Motta R, Carvalho RS, Lupi O, Azevedo MCVM, Ferry FRA. Tuberculose cutânea gomosa em um paciente com polimiosite. An Bras Dermatol. 2013;88(1):124-7.

Correspondência:
Fernando Raphael de Almeida Ferry Rua Mariz e Barros, 775. Tijuca 20270 004 Rio de Janeiro, RJ. E-mail: ferry@unirio.br

 

Resumo

Abscesso tuberculoso metastático ou goma tuberculosa cutânea, ocorre principalmente pela reativação de surtos cutâneos precoces desencadeados principalmente por imunodepressão farmacológica, diabetes mellitus, alcoolismo ou síndrome da imunodeficiência adquirida. O presente caso relatado refere- se a um paciente do sexo masculino de 33 anos portador de polimiosite e com diagnóstico prévio de tuberculose pulmonar tratada. Apresentou, meses depois do tratamento para tuberculose, abscessos cutâneos e febre. Após a investigação clínica foi diagnosticado como portador de tuberculose gomosa cutânea associada à imunodepressão consequente ao tratamento de polimiosite.

Palavras-chave: CORTICOSTERÓIDES, IMUNOSSUPRESSÃO, MIOSITE, MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS, POLIMIOSITE, TUBERCULOSE CUTÂNEA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações