Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 1




Voltar ao sumário

 

Dermatopatologia

Acantoma de células claras da aréola e do mamilo: aspectos clínicos, histopatológicos e imuno-histoquímicos de dois casos brasileiros

Clear cell acanthoma of the areola and nipple: clinical, histopathological, and immunohistochemical features of two Brazilian cases*


Rossana Ruth Garcia da Veiga1, Renata Silva Barros2, Josie Eiras Bisi dos Santos2, José Maria de Castro Abreu Junior3, Maraya de Jesus Semblano Bittencourt4, Mario Fernando Ribeiro de Miranda5

1MD, MSc, Dermatologista - Professora Adjunta de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA), Brasil.
2MD, Dermatologista - Clínica privada, Belém (PA), Brasil.
3MD, Patologista - Patologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém (PA), Brasil.
4MD, MSc, Dermatologista - Clínica privada, Belém (PA), Brasil.
5MD, Dermatologista, Dermatopatologista - Professor Adjunto de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém (PA), Brasil.

Recebido em 27.11.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 29.11.2011. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Instituto de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federeal do Pará (UFPA) e em consultórios particulares, Belém (PA), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum /Conflict of interest: None Conflito Interesses: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo / How to cite this article: Veiga RRG, Barros RS, Santos JEB, Abreu-Junior JMC, Bittencourt MJS, Miranda MFR. Acantoma de células claras da aréola e do mamilo: aspectos clínicos, histopatológicos e imuno-histoquímicos de dois casos brasileiros. An Bras Dermatol. 2013;88(1):86-91.

Correspondência:
Mario F. R. Miranda, MD Av. Nazaré, 1033 / 701 66040-145, Belém (PA), Brazil E-mail address: mariomir@globo.com

 

Resumo

O acantoma de células claras ou acantoma de Degos é uma doença bem individualizada quanto aos seus aspectos clínicos, histopatológicos e imuno-histoquímicos. Sua natureza patológica - se neoplásica ou reativa - ainda é debatida por pesquisadores. De evolução crônica, ocorre predominantemente nos membros inferiores de adultos, em geral como lesão papulonodular única. Entretanto, foram observados casos com lesões múltiplas, por vezes de caráter eruptivo, e com notável variação de tamanho e forma das eflorescências cutâneas. Há relatos de cinco casos com localização exclusiva na aréola e no mamilo, quatro simulando eczema e um como nódulo polipoide; todos ocorridos em mulheres coreanas. O objetivo deste trabalho é apresentar os aspectos clínicos, histopatológicos e imuno-histoquímicos de dois novos casos da doença, com idêntica topografia areolomamilar, observados em mulheres brasileiras.

Palavras-chave: ACANTOMA, ECZEMA, HISTOLOGIA, MAMA, MAMILOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações