Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 1




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Como desenhar e escrever um protocolo de pesquisa clínica em Cosmiatria

How to design and write a clinical research protocol in Cosmetic Dermatology*


Ediléia Bagatin1, Helio A. Miot2

1Doutorado – Professora-adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Professor-doutor - Doutor; professor-assistente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Botucatu (SP), Brasil.

Recebido em 09.04.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.05.2012. * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) e Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-UNESP) – Botucatu (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of Interest: None Como citar este artigo / How to cite this article: Bagatin E, Miot HA. Como desenhar e escrever um protocolo de pesquisa clínica em Cosmiatria? An Bras Dermatol. 2013;88(1):71-7.

Correspondência:
Ediléia Bagatin Rua Borges Lagoa, 508 Vila Clementino 04038-000 São Paulo, SP E-mail address: edileia_bagatin@yahoo.com.br

 

Resumo

Cosmiatria é uma sub-especialidade em grande crescimento. Estudos em ciência básica de alta qualidade têm sido publicados; ao contrário, existem poucos estudos clínicos duplo-cegos, randomizados e controlados, que constituem o maior instrumento para medicina baseada em evidência nessa área. A pesquisa clínica é essencial para a descoberta de novos conhecimentos, melhora das bases científicas, solução de desafios e boa prática clínica. Para ser um pesquisador bem sucedido, os princípios básicos são interesse, disponibilidade, persistência e honestidade. É essencial aprender como escrever um protocolo de pesquisa e conhecer as regras regulatórias nacionais e internacionais. Um protocolo de pesquisa clínica completo deve incluir questão, fundamentos, objetivos, metodologia (desenho, descrição das variáveis, tamanho da amostra, randomização, critérios de inclusão e exclusão, intervenção, parâmetros de eficácia e segurança e análise estatística), termo de consentimento livre e esclarecido, ficha clínica e referências. A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e a declaração do financiamento são imprescindíveis. A publicação de resultados positivos ou negativos deve ser um comprometimento dos autores.

Palavras-chave: COSMÉTICOS, ENSAIO CLÍNICO, ESTUDO COMPARATIVO, PROJETOS DE PESQUISA, PROJETOS DE PESQUISA EPIDEMIOLOGICA, PROTOCOLOS CLÍNICOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações