Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 3




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Dermatite flagelada por shiitake, primeiro relato de caso no Brasil*

Shiitake dermatitis: the first case reported in Brazil


André Ricardo Adriano1, Carlos Daniel Quiroz1, Martha Liliana Acosta2, Samantha Rodrigues Talarico1, David Rubem Azulay3

1Médico(a) pós-graduando(a) em Dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA-SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Médico(a) pós-graduando(a) em Dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA-SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3Professor titular do curso de pós-graduação em Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); chefe da disciplina de Dermatologia da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques; chefe do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA-SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 03.05.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 10.07.2012. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA-SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Adriano AR, Quiroz CD, Acosta ML, Talarico SR, Azulay DR. Dermatite flagelada por shiitake: primeiro relato de caso no Brasil. An Bras Dermatol. 2013;88(3):423-5.

Correspondência:
André Ricardo Adriano Rua Santa Luzia, 206 - Centro 20020-022 - Rio de Janeiro - RJ | Brasil E-mail: andrehricardo@gmail.com

 

Resumo

A dermatite flagelada é caracterizada por pápulas eritematosas lineares com aspecto de “chicotada”. A etiologia pode ser associada ao uso de bleomicina, dermatomiosite e shiitake (Lentinus edodes). Este é o segundo cogumelo mais consumido no mundo e pode ser causa de dermatite flagelada quando ingerido cru ou mal cozido. Não há relatos nas literaturas de quadro de dermatite flagelada por shiitake em nosso país, reportamos o primeiro caso no Brasil de um paciente masculino que desenvolveu o quadro após a ingesta desse cogumelo cru.

Palavras-chave: COGUMELOS SHIITAKE, DERMATITE, ERITEMA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações