Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 3




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Sarcoma epitelióide tipo proximal - Relato de caso*

Proximal-type epithelioid sarcoma - Case report


Luciana Mendes dos Santos1, Lisiane Nogueira2, Christiane Yuri Matsuo3, Carolina Talhari4, Mônica Santos4

1Médica dermatologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – Manaus (AM), Brasil.
2Especialista em Dermatologia; professora substituta de Dermatologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Manaus (AM), Brasil.
3Especialista em Dermatologia; preceptora da residência médica em Dermatologia da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – Manaus (AM), Brasil.
4Doutora em Medicina Tropical; professora adjunta da disciplina de Dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Nilton Lins – Manaus (AM), Brasil.

Recebido em 10.06.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 10.07.2012. * Trabalho realizado na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – Manaus (AM), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Mendes dos Santos L, Nogueira L, Matsuo CY, Talhari C, Santos M. Sarcoma epitelioide do tipo proximal – Relato de caso. An Bras Dermatol. 2013;88(3):450-3.

Correspondência:
Mônica Santos Av. Djalma Batista, 1061, Shopping Millennium, Torre Medica, salas 609 e 610 - Chapada 69050-010 - Manaus - AM, Brasil E-mail: m.n.souza.santos@gmail.com

 

Resumo

O sarcoma epitelióide, primeiramente descrito por Enzinger, em 1970, é uma neoplasia de partes moles que ocorre principalmente nas extremidades distais de adolescentes e adultos jovens. Em 1997, Guillou e cols. descreveram um tipo diferente de sarcoma epitelióide, que afetava frequentemente a região pélvica, períneo e áreas genitais de pacientes de média idade, com exame histológico caracterizado pela proliferação de células com aspecto epitelióide. Neste trabalho, descreve-se caso de paciente que apresentava há três meses duas lesões na região glútea, cujo exame histológico confirmou diagnóstico de sarcoma epitelioide do tipo proximal, já com presença de metástases pulmonares e cerebrais e que foi a óbito nove meses após o diagnóstico.

Palavras-chave: DIAGNÓSTICO CLÍNICO, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, SARCOMA, TERAPÊUTICA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações