Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

24

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

24

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 3




Voltar ao sumário

 

Qual é seu diagnóstico ?

Caso para diagnóstico*

Case for diagnosis


Fernanda Homem de Mello de Souza Klein1, Renata Homem de Mello de Souza Alves2, André Homem de Mello de Souza3

1Médica dermatologista com especialização em Cirurgia Dermatológica e Cosmiatria no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
2Médica endocrinologista do Centro de Diabetes de Curitiba – Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) – Curitiba (PR), Brasil.
3Médico residente de Clínica Médica do Hospital Municipal São José (HMSJ) – Joinville (SC), Brasil.

Recebido em 18.03.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 25.06.2012. * Trabalho realizado em clínica particular – Curitiba (PR), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Souza-Klein FHM, Souza-Alves RHM, Souza AHM. Caso para diagnóstico. Linha de demarcação pigmentar tipo B. An Bras Dermatol. 2013;88(3):471-3.

Correspondência:
Fernanda Homem de Mello de Souza Klein R. Cecília Daros Casagrande, 430, ap. 304 Comerciário 88802-400 Criciúma, SC, Brasil E-mail: dra.fernandaklein@gmail.com

 

Resumo

Linhas de demarcação pigmentar são linhas fisiológicas que correspondem a transições abruptas entre áreas mais escuras e mais claras. São mais comuns em africanos e japoneses, mas raras em brancos. Há 8 tipos, sendo a aqui descrita, tipo B, restrita a mulheres e relacionada a gestação em não negras. Este tipo de linha de demarcação pigmentar ocorre na face posterior dos membros inferiores estendendo-se do períneo ao tornozelo. Estas se localizam nas linhas de Voigt que são o trajeto dos nervos periféricos. Sua fisiopatogenia é incerta. O tratamento é expectante com relato de bom resultado com Q-switchedAlexandrite laser.

Palavras-chave: GRAVIDEZ, HIPERPIGMENTAÇÃO, TRANSTORNOS DA PIGMENTAÇÃO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações