Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 3




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Aspectos gerais de interações medicamentosas com antifúngicos sistêmicos em um estudo amostral retrospectivo

General aspects of drug interactions with systemic antifungals in a retrospective study sample


Juliano Vilaverde Schmitt1, Giovana Bombonatto2, Stella Maris Trierweiler3, Andrea Buosi Fabri4

1Professor-assistente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
2Médica estagiária da Fundação Pró-Hansen – Curitiba (PR), Brasil.
3Médica residente em Clínica Médica no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná – Curitiba (PR), Brasil.
4Médica especializanda em Dermatologia no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná (Huec-Fepar) – Curitiba (PR), Brasil.

Recebido em 28.03.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.07.2012. * Trabalho realizado no ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná (Huec-Fepar) – Curitiba (PR), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Schmitt JV, Bombonatto G, Trierweiler SM, Fabri AB. Aspectos gerais das interações medicamentosas com antifúngicos sistêmicos em um estudo amostral retrospectivo. An Bras Dermatol. 2013;88(3):481-5.

Correspondência:
Juliano Vilaverde Schmitt Departamento de Dermatologia, S/N Faculdade de Medicina da Unesp Campus Universitário de Rubião Jr. 18618-970 - Botucatu - SP, Brasil E-mail: julivs@gmail.com

 

Resumo

Estudo retrospectivo avaliando alterações laboratoriais hepáticas e potenciais interações medicamentosas em pacientes tratados para onicomicose. Foram avaliados 202 pacientes, sendo 82% do sexo feminino. Em 273 exames de enzimas hepáticas, houve alterações em apenas 6%. Potenciais interações medicamentosas foram identificadas em 28% dos pacientes para imidazólicos e 14% para terbinafina. O risco de interações potenciais aumentou com a idade do paciente e o uso de múltiplas medicações.

Palavras-chave: FLUCONAZOL, HEPATOPATIAS, INTERAÇÕES DE MEDICAMENTOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações