Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 4




Voltar ao sumário

 

Revisão

Retinoides para a prevenção e tratamento das queratoses actínicas*

Retinoids for prevention and treatment of actinic keratosis


Mayra Ianhez1, Luiz Fernando Fróes Fleury Junior2, Hélio Amante Miot3, Edileia Bagatin4

1Mestre em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) – Professora-assistente de Dermatologia da Universidade Federal de Goiás (UFGO) – Goiânia (GO), Brasil.
2Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) – Professor- assistente de Dermatologia da Universidade Federal de Goiás (UFGO) – Goiânia (GO), Brasil.
3Doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) – Professor- assistente de Dermatologia da Universidade do Estado de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Doutora em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM -UNIFESP) – Professora-adjunta de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM - UNIFESP) – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 09.04.2 012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 01.10.2012. * Trabalho realizado na Universidade Federal de Goiás (UFGO), Universidade do Estado de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Universidade Federal de São Paulo (EPM -UNIFESP) – São Paulo (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None. Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None. Como citar este artigo/How to cite this article: Ianhez M, Fleury LFF Jr, Miot HA, Bagatin E. Retinoides para prevenção e tratamento das queratoses actínicas. An Bras Dermatol. 2013;88(4):594-603.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Mayra Ianhez Universidade Federal de Goiás Ambulatório de Dermatologia/ Hospital das Clínicas Primeira Avenida s/n Setor Leste Universitário 74605-020 - Goiânia – GO Brasil E-mail: ianhez@hotmail.com

 

Resumo

A queratose actínica é uma causa comum de consultas dermatológicas e apresenta forte associação com o carcinoma espinocelular. Muitas substâncias são utilizadas para seu tratamento e prevenção, assim como os retinoides. Entretanto, muitos estudos sobre retinoides salientam seu uso no tratamento e prevenção de cânceres de pele não melanoma. Neste artigo, nós revisamos estudos que avaliam o uso dos retinoides sistêmicos e tópicos para pacientes imunocompetentes e imunossuprimidos com queratoses actínicas, como desfechos primários e secundários. A maioria destes estudos mostra redução na contagem das queratoses actínicas após o tratamento com retinoides. Além disso, ajustes no delineamento dos estudos deveriam ser feitos quanto à falta de padronização da dose, ausência de grupos controle, número pequeno de pacientes e tempo curto de seguimento. Ensaios clínicos cegos, randomizados e controlados com tamanho amostral adequado tendo como alvo específico as queratoses actínicas são necessários para esclarecer o real benefício dos retinoides tópicos e/ou orais. A comparação da eficácia e segurança entre os retinoides orais e tópicos na prevenção e tratamento dos cânceres de pele não melanoma e queratoses actínicas é um pré-requisito essencial para o estabelecimento de novas estratégias para o controle destas condições.

Palavras-chave: CERATOSE ACTÍNICA, ISOTRETINOÍNA, QUIMIOPREVENÇÃO, RETINÓIDES, TRETINOÍNA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações