Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 4




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Mucinose cutânea na doença mista do tecido conjuntivo*

Cutaneous mucinosis in mixed connective tissue disease


Maria Helena Sampaio Favarato1, Ana Paula Luppino Assad2, Sofia Silveira de Castro Miranda2, Ilana Halpern3, Maria Teresa Correia Caleiro4, Ricardo Fuller4

1Médica especialista em Clínica Médica e Reumatologia, assistente do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Médica especialista em Clínica Médica e Reumatologia, preceptora da disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
3Médica anatomopatologista do Laboratório de Dermatopatologia da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Médico(a) doutor(a) em Reumatologia, assistente da disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 17.06.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.09.2012. * Trabalho realizado no Serviço de Reumatologia e Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) – São Paulo (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None. Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None. Como citar este artigo/How to cite this article: Favarato MHS, Assad APL, Miranda SSC, Halpern I, Caleiro MTC, Fuller R. Mucinose cutânea na doença mista do tecido conjuntivo. An Bras Dermatol. 2013;88(4):646-9.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Ana Paula Luppino Assad Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Av. Dr. Arnaldo, 455 3º andar, sala 3131 Cerqueira César 01246903 - São Paulo - SP Brasil E-mail: anastoamaro@yahoo.com.br

 

Resumo

A mucinose cutânea é um grupo de condições em que há um acúmulo de mucina ou glicosaminoglicanos na pele e seus anexos. É descrita em algumas doenças do tecido conjuntivo, porem nunca em associação com doença mista do tecido conjuntivo. Relatamos dois casos de mucinose cutânea em pacientes com doença mista do tecido conjuntivo em remissão, um apresentava-se sob a forma papular e outro sob a forma reticular eritematosa de mucinose. Estes são os primeiros casos de mucinose descritos na doença mista do tecido conjuntivo. Ambos os casos apresentaram o quadro cutâneo de modo isolado, sem nenhuma outra manifestação clínico-laboratorial, havendo resposta à azatioprina em um e à cloroquina associada a prednisona no outro.

Palavras-chave: DOENÇA MISTA DO TECIDO CONJUNTIVO, DOENÇAS AUTO-IMUNES, LUPUS ERITEMATOSO CUTÂNEO, MUCINOSES

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações