Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 4




Voltar ao sumário

 

Imagens em Dermatologia

Padrão dermatoscópico em cristas paralelas: observação em casos não-melanoma*

Parallel ridge pattern on dermoscopy: observation in non-melanoma cases


Tainá Scalfoni Fracaroli1, Fernanda Guedes Lavorato1, Juan Piñeiro Maceira2, Carlos Barcaui3

1Dermatologista em clínica privada – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Médico – Professor-associado do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Professor-adjunto de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 12.08.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 24.09.2012. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None. Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None. Como citar este artigo/How to cite this article: Fracaroli TS, Lavorato FG, Maceira JP, Barcaui C. Padrão dermatoscópico em cristas paralelas: observação em casos não melanoma. An Bras Dermatol. 2013;88(4):657-9.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Tainá Scalfoni Fracaroli Av. Vinte e oito de setembro, 77 - Vila Isabel 20551-030 - Rio de Janeiro - RJ Brasil E-mail: tsfracaroli@yahoo.com.br

 

Resumo

O melanoma acral é o tipo mais prevalente de melanoma na população não caucasiana, sendo a dermatoscopia uma ferramenta útil para um diagnóstico precoce e diferenciação com lesões benignas. O padrão dermatoscópico, frequentemente, associado ao melanoma na pele volar é o de cristas paralelas, com 99% de especificidade segundo a literatura. No entanto, também pode ocorrer em diversas lesões acrais benignas, por isso é importante a correlação dermatoscópica com história clínica e evolução.

Palavras-chave: DERMATOSCOPIA, MELANOMA, MELANOSE, NEVO PIGMENTADO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações