Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Estudo comparativo do tratamento de ceratoses actínicas com diclofenaco sódico 3% e 5-fluorouracil 5%*

Comparative study of actinic keratosis treatment with 3% diclofenac sodium and 5% 5-fluorouracil*


Majoriê Mergen Segatto1; Sérgio Ivan Torres Dornelles2; Vera Bauer Silveira3; Gabriela de Oliveira Frantz4

1. Dermatologista; mestranda em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS), Brasil
2. Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); preceptor do ambulatório de dermatologia sanitária da Secretaria da Saúde (ADS) - Porto Alegre (RS), Brasil
3. Dermatologista; preceptora do ambulatório de dermatologia sanitária da Secretaria da Saúde (ADS) - Porto Alegre (RS), Brasil
4. Dermatologista de clínica privada - Porto Alegre (RS), Brasil

Recebido em 25.08.12.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 26.10.2012.
Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None.
Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None.
Como citar este artigo/How to cite this article: Segatto MM, Dornelles SIT, Silveira VB, Frantz GO. Estudo comparativo do tratamento de ceratoses actínicas com diclofenaco sódico a 3% e 5-fluoruracil a 5%. An Bras Dermatol. 2013;88(5):734-40.

Correspondência:
Majoriê Mergen Segatto
Av Getulio Vargas 901/1303 - Menino Deus
90150-005 - Porto Alegre - RS Brasil
E-mail: msegatto@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Ceratose actínica é uma lesão frequente que ocorre em áreas de exposição solar. Diclofenaco sódico e 5-Fluorouracil são opções de tratamento tópico efetivo, não invasivo e de fácil aplicação.
OBJETIVOS: Avaliar e comparar a efetividade do diclofenaco sódico 3% associado ao ácido hialurônico 2,5% e do 5-fluorouracil 5% no tratamento de ceratose actínica, assim como a tolerabilidade e o grau de satisfação do paciente.
MÉTODOS: 28 pacientes com diagnóstico clínico de ceratoses actínicas foram randomizados para receber diclofenaco sódico ou 5-fluorouracil e foram avaliados clinicamente antes, ao término e após 8 semanas do tratamento. Utilizou-se o Escore de Melhora Global do Investigador e do Paciente, ambos modificados.
RESULTADOS: A média de lesões no grupo do diclofenaco sódico antes e depois do tratamento foi de 13,6 e 6,6 (p<0,001) e no grupo do 5-fluorouracil foi de 17,4 e 3,15 (p<0,001). Houve uma diminuição significativa no número de lesões no grupo do 5-fluorouracil em relação ao grupo do diclofenaco sódico (p<0,001). Para o médico não cegado houve uma resposta terapêutica satisfatoriamente maior no grupo do 5-fluorouracil (p<0,001); para o cegado, houve uma maior resposta nesse mesmo grupo, porém não significativa (p=0,09). Houve alta satisfação com o tratamento em ambos os grupos (73% no diclofenaco sódico e 77% no 5-fluorouracil; p=0,827). Já em relação aos efeitos adversos, o grupo do diclofenaco sódico apresentou taxa de satisfação maior (93,3% vs 38,4%; p=0,008). Eritema, edema, crostas e prurido foram significativamente maiores no tratamento com 5-fluorouracil.
CONCLUSÕES: Concluímos que o 5-fluorouracil foi mais efetivo, porém apresentou menor tolerabilidade que o diclofenaco sódico.

Palavras-chave: Ceratose actínica; Diclofenaco; Fluoruracila; Terapêutica

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações