Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 6 S1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Sarcoidose sistêmica induzida por etanercepte: primeiro relato de caso brasileiro*

Systemic sarcoidosis induced by etanercept: first Brazilian case report*


Natasha Unterstell1; Aline Lopes Bressan2; Laura Araújo Serpa1; Pérola Peres da Fonseca e Castro1; Alexandre Carlos Gripp2

1. Médicas-residentes de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto -Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
2. Médica dermatologista - Assistente da Enfermaria de Dermatologia e do Ambulatório de Imunobiológicos do Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3. Mestre em Dermatologia - Chefe da Enfermaria de Dermatologia e do Ambulatório de Imunobiológicos do Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Recebido em 05.03.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 02.04.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None.
Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None.
Como citar este artigo/How to cite this article: Unterstell N, Bressan AL, Serpa LA, Castro PPF, Gripp AC. Sarcoidose sistêmica induzida por etanercepte: primeiro relato de caso brasileiro. 2013;88(6 Supl 1):S198-201.

Correspondência:
Natasha Unterstell
Av. Vinte e Oito de Setembro, 70 - Vila Isabel
20551-030 - Rio de Janeiro - RJ Brasil
E-mail: natasha_unterstell@yahoo.com.br

 

Resumo

Os medicamentos antagonistas do fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) estão sendo cada vez mais utilizados no tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes. Efeitos adversos desses medicamentos vem sendo relatados, incluindo o desenvolvimento paradoxal de sarcoidose, principalmente com o uso do etanercepte. Apresentamos o primeiro relato de caso brasileiro de sarcoidose sistêmica induzida por etanercepte e uma revisão da literatura.

Palavras-chave: Diagnóstico; Fator de necrose tumoral alfa; Granuloma; Sarcoidose

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações