Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

37

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

37

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 6




Voltar ao sumário

 

Investigação

Ácido Tricloroacético a 80% no tratamento da onicocriptose

Using 80% trichloroacetic acid in the treatment of ingrown toenails*


Hugo Barreiros; Diogo Matos; João Goulão; Pedro Serrano; Alexandre João; Francisco Menezes Brandão

 

Resumo

FUNDAMENTO: A unha encravada é uma patologia muito frequente. A doença engloba diferentes estadios existindo diferentes soluções terapêuticas. O fenol e o hidróxido de sódio são largamente utilizados na matricetomia química porém ambos cursam com longos tempos de cura.
OBJETIVO: O principal objectivo deste estudo prospectivo foi avaliar a eficácia da mactricectomia com ácido tricloroacético a 80% no tratamento da unha encravada.
MÉTODOS: Foram incluídos no estudo 133 doentes com 197 unhas encravadas. Factores predisponentes foram avaliados pré-operatoriamente. No período pós-operatório os doentes foram avaliados para potenciais complicações ao dia 3, 30, 180, 270 e 360. A dor foi avaliada antes da cirurgia, 24 horas e 72 horas depois da cirurgia.
RESULTADOS: Ocorreram apenas 3 (em 197) casos de recorrência da unha encravada. Antes da cirurgia registou-se exsudação em 82% dos doentes sendo que na primeira visita após a cirurgia este número foi reduzido para 19%. Observou-se ainda tecido de granulação persistente em 3% dos doentes (versus 75% antes da cirurgia). Os factores predisponentes mais frequentemente encontrados para unha encravada foram o corte excessivo da porção lateral da placa ungueal (63%), hiperhidrose plantar (58%) e pregas ungueais espessadas (39%). A dor teve uma redução dramática após a cirurgia.
CONCLUSÃO: É assumido que os procedimentos químicos para a unha encravada estão associados com longos tempos de cura mas os nossos resultados mostraram uma rápida recuperação. No tratamento da unha encravada a matricectomia parcial com ácido tricloroacético a 80% é um método rápido, eficaz e de fácil execução.

Palavras-chave: Doenças da unha; Procedimentos cirúrgicos menores; Unhas; Unhas encravadas

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações