Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

Questionário de qualidade de vida específico para acne (Acne-QoL): tradução, adaptação cultural e validação para a língua portuguesa no Brasil*

Acne-specific quality of life questionnaire (Acne-QoL): translation, cultural adaptation and validation into Brazilian-Portuguese language*


Cristhine de Souza Leão Kamamoto1; Karime Marques Hassun2; Ediléia Bagatin3; Jane Tomimori4

1. Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP); médica colaboradora do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil
2. Mestre em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP); médica do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil
3. Doutora em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP); professora adjunta do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil
4. Doutora em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP); professora-associada do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 02.10.2012.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 23.01.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Kamamoto CSL, Hassun KM, Bagatin E, Tomimori J. Questionário de qualidade de vida específico para acne (Acne-QoL): tradução, adaptação cultural e validação para a língua portuguesa usada no Brasil. An Bras Dermatol. 2014;89(1):83-90.

Correspondência:

Jane Tomimori
Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Rua Borges Lagoa, 508
04038-001 - São Paulo,SP
E-mail: jane.tomimori@unifesp.br; cristhineslk@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Muitos estudos sobre o impacto psicossocial da acne surgiram na literatura médica estrangeira, evidenciando a qualidade de vida como desfecho clínico relevante. Sabe-se que a opinião do paciente sobre sua doença pode diferir da avaliação médica. Assim, a utilização de instrumentos validados que tornem a visão subjetiva em dado objetivo tem sua importância justificada.
OBJETIVOS: Traduzir o Acne-Specific Quality of Life Questionnaire para o português do Brasil, realizar sua adaptação cultural e verificar sua confiabilidade e validade.
MÉTODOS: Propriedades de medidas foram verificadas: 1) validade - comparação entre a gravidade da acne e os escores do Acne-QoL, além de correlação entre a duração da acne e o Acne-QoL e entre os escores dos domínios do Acne-QoL e os componentes do SF-36; 2) consistência interna - coeficiente alfa de Cronbach; 3) reprodutibilidade teste-reteste - coeficiente de correlação intraclasse e teste de Wilcoxon.
RESULTADOS: Oitenta indivíduos com idade média de 20,5 ± 4,8 anos e acne facial classificada quanto à gravidade em leve (33,8%), moderada (36,2%) e grave (30%) foram estudados. Os escores dos domínios do Acne-QoL foram semelhantes entre as categorias de gravidade da acne, exceto aqueles do domínio aspecto social. Os indivíduos com menor duração apresentaram escores maiores. Os domínios do Acne-QoL demonstraram correlação significante entre si e com os componentes aspecto social e saúde mental do SF-36. A consistência interna (0,925-0,952) e a reprodutibilidade teste-reteste (0,768-0,836) foram consideradas aceitáveis.
CONCLUSÃO: A versão em português do Acne-QoL é um instrumento de avaliação de qualidade de vida com confiabilidade e validade adequadas para estudos sobre acne facial.

Palavras-chave: Acne vulgar; Indicadores de qualidade de vida; Qualidade da assistência à saúde; Qualidade de vida

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações