Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

33

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

33

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Estudo prospectivo, aberto e comparativo entre hidróxido de potássio a 5% versus crioterapia no tratamento de verrugas genitais em homens*

A prospective, open, comparative study of 5% potassium hydroxide solution versus cryotherapy in the treatment of genital warts in men*


Caio Lamunier de Abreu Camargo; Walter Belda Junior; Luiz Jorge Fagundes; Ricardo Romiti

Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo (SP), Brasil

Recebido em 08.02.2012.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 05.04.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Camargo CLA, Belda Junior W, Fagundes LJ, Romiti R. Estudo prospectivo, aberto e comparativo entre hidróxido de potássio a 5% versus crioterapia no tratamento de verrugas genitais em homens. An Bras Dermatol. 2014;89(2):238-42.

Correspondência:

Caio Lamunier de Abreu Camargo
Rua Oscar Freire, 1523 - Apt. 72 Pinheiros
05409-010 São Paulo - SP Brasil
E-mail: caiolamunier@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Verrugas genitais são causadas pelo Papilomavírus humano (HPV) e representam hoje a doença sexualmente transmissível de maior prevalência mundial. Muitas dessas infecções são transitórias, porém o vírus pode permanecer ativo ou mesmo ficar latente. Até a presente data, não há descrito tratamento antiviral efetivo que elimine completamente o HPV e a maioria das terapêuticas visa controlar lesões clinicamente visíveis. O hidróxido de potássio é um álcali potente, que tem se mostrado seguro e efetivo no tratamento de verrugas genitais e do molusco contagioso. A crioterapia é considerada um dos melhores métodos para o tratamento de verrugas genitais. Não há relatos de estudos comparativos com hidróxido de potássio para tratamento do condiloma acuminado foi relatado.
OBJETIVO: Relatamos um estudo aberto, prospectivo e randomizado, comparando hidróxido de potássio tópico com crioterapia no tratamento de verrugas genitais em homens imunocompetentes.
MÉTODO: Foram incluídos 48 pacientes em um período de 10 meses. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos distintos, tratados com hidróxido de potássio ou crioterapia.
RESULTADOS: Apesar da resposta terapêutica similar, maiores efeitos colaterais, como dor e hipopigmentação pós-inflamatória, foram observados no grupo tratado com crioterapia.
CONCLUSÃO: Neste estudo, o tratamento com hidróxido de potássio a 5% apresentou-se tão efetivo quanto aquele com crioterapia, porém mais seguro. Hidróxido de potássio tópico a 5% representa uma modalidade terapêutica efetiva, segura e barata para o tratamento de condiloma acuminado em homens e deve ser incluído como opção no arsenal terapêutico de verrugas genitais em pacientes do sexo masculino.

Palavras-chave: Análise de intenção de tratamento; Condiloma acuminado; Crioterapia; Doenças dos genitais masculinos; Doenças urogenitais masculinas; Estudo comparativo; Protocolos clínicos

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações