Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Laser de Erbium fracionado no fotoenvelhecimento: estudo randomizado comparativo, clínico e histopatológico entre métodos ablativos (2940nm) e não ablativos (1540nm) após três meses de tratamento*

Fractional Erbium laser in the treatment of photoaging: randomized comparative, clinical and histopathological study of ablative (2940nm) vs. non-ablative (1540nm) methods after 3 months*


Juliano Borges1; Tullia Cuzzi2; Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda3; Mônica Manela-Azulay2

1. Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Recebido em 14.12 .2012.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 08.03.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Borges J, Cuzzi T, Mandarim-de-Lacerda CA, Manela-Azulay M. Laser de Erbium fracionado no fotoenvelhecimento: estudo randomizado comparativo, clínico e histopatológico entre métodos ablativos (2940nm) e não ablativos (1540nm) após três meses de tratamento. An Bras Dermatol.(2):254-63.

Correspondência:

Juliano Borges
Rua Almirante Tamandaré, 66-605 - Flamengo
22210-905 - Rio de Janeiro - RJ Brasil
E-mail: julianoborges1@yahoo.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Lasers fracionados não ablativos mantêm íntegra a epiderme, enquanto lasers fracionados ablativos a removem, sendo, teoricamente, mais eficazes.
OBJETIVOS: Avaliar as mudanças clínicas e histológicas, induzidas por fototermólise fracionada, no tratamento do fotoenvelhecimento, comparando a possível equivalência de múltiplas sessões de laser de Erbium fracionado de 1540nm a uma única sessão de 2940nm.
MÉTODOS: 18 pacientes (idade média de 55,9 anos) concluíram o tratamento com três sessões de 1540nm em uma hemiface (50mJ/mB; 15 ms, 2 passadas) e uma sessão de 2940nm na outra (5mJ/mB; 0,25 ms; 2 passadas). Realizaram-se biópsias pré-tratamento e três meses após o procedimento. Foram realizadas avaliações clínica e histológica e morfometria.
RESULTADOS: Todos os pacientes apresentaram melhora clínica, sem diferença estatisticamente significativa (p>0.05) entre os lados tratados para cor, textura, rugas e firmeza. A histopatologia evidenciou nova organização das fibras colágenas e elásticas, acompanhada de edema, mais evidente com 2940nm. Tal impressão foi confirmada pela morfometria, que demonstrou queda na densidade do colágeno para ambos os tratamentos, estatisticamente significante para 2940 nm (p>0.001).
CONCLUSÕES: Três sessões de 1540nm foram clinicamente equivalentes a uma sessão de 2940nm. O edema observado, possivelmente, contribuiu para os resultados clínicos positivos após três meses, juntamente com a nova organização das fibras colágenas e elásticas. O edema maior após o uso de 2940nm indica que a remodelação dérmica é mais prolongada para este tratamento do que no uso de 1540nm. É possível que a superioridade histológica correlacione-se a efeitos mais duradouros, porém seria necessária uma coorte de duração maior que três meses para esta definição.

Palavras-chave: Colágeno; Elastina; Envelhecimento da pele; Lasers

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações