Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número 6




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Histiocitose de células de Langerhans com envolvimento ungueal em criança – relato de caso

Langerhans cell histiocytosis with nail involvement in childhood – a case report.


WELLINGTON LUIZ MENDES1, CLAUDIA ZAVALONI MELOTTI2, ALANNA MARA BEZERRA3, FERNANDO AUGUSTO SOARES4, BEATRIZ DE CAMARGO5

1Médico do Departamento de Pediatria Oncológica – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.
2Médica do Departamento de Dermatologia / Oncologia Cutânea – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.
3Médica residente do 3o ano do Departamento de Patologia – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.
4Chefe do Departamento de Patologia – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.
5Chefe do Departamento de Pediatria Oncológica – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 27.07.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 30.10.2006. Trabalho realizado no Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Mendes WL, Melotti CZ, Bezerra AM, Soares FA, de Camargo B. Histiocitose de células de Langerhans com envolvimento ungueal em criança – relato de caso. An Bras Dermatol. 2006;81(6):559-62.

Correspondência:
Wellington Luiz Mendes Alameda Barão de Limeira, 1503. Campos Elíseos São Paulo SP Cep: 01202-002 Tel: 55 (11) 3828-1059 Fax: 55 (11) 3828-1059 "Email":wellmendes@uol.com.br

 

Resumo

A histiocitose de células de Langerhans pode apresentar-se de diversas formas clínicas. Neste trabalho, os autores relatam caso de menino de três anos de idade com queixa de otite média crônca e tumoração na região da mastóide direita. O exame anatomopatológico revelou histiocitose. O paciente apresentava dermatite importante no couro cabeludo e alterações distróficas com onicólise, pústulas e deformidades ungueais nos dedos das mãos e pés. As lesões responderam à terapia antineoplásica. O aparecimento de lesões distróficas ungueais na histiocitose de células de Langerhans é raro em crianças. Esse caso clínico sugere que o tratamento com terapia antineoplásica pode ser eficaz.

Palavras-chave: UNHAS/LESÕES, HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGERHANS/TERAPIA, HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGERHANS/DIAGNÓSTICO, LANGERHANS CELL HISTIOCYTOSIS, NAILS, CRIANÇA, HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGERHANS, UNHAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações