Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

2

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

2

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Tradução e validação para a língua portuguesa de questionário para avaliação de sintomas psicossomáticos em adultos com dermatite atópica*

Translation and validation of Portuguese of a questionnaire for evaluation of psychosomatic symptoms in adults with atopic dermatitis*


Manuela Boleira1,2; Omar Lupi1,2; Gisele Vianna Pires1; Gabriela Dias3; Amanda Jaccobson Seba1; Daniel Boleira Sieiro Guimarães4

1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
2. Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
4. Universidade de Sherbrooke - Sherbrooke, Canadá

Recebido em 21.04.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 06.09.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Boleira M, Lupi O, Pires GV, Dias GA, Seba AJ, Guimaraes DBS. Tradução e validação para a língua portuguesa de questionário para avaliação de sintomas psicossomáticos em adultos com dermatite atópica. An Bras Dermatol. 2014;89(5):764-70.

Correspondência:

Manuela Boleira
Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 Cidade Universitária
21941-913 - Ilha do Fundão - RJ Brasil
E-mail: manuela.boleira@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: a dermatite atópica é uma doença que está ligada diretamente a estresse psicológico, comprometimento da qualidade de vida e sintomas psicossomáticos. O Psychosomatic Scale for Atopic Dermatitis é o único questionário desenvolvido especificamente para a avaliação desses sintomas na dermatite atópica.
OBJETIVO: foi validar a versão em Português falado no Brasil deste questionário.
MÉTODOS: a adaptação do questionário consistiu na tradução e retrotradução realizadas de forma independente por três tradutores bilíngues, seguidas por um pré-teste. O Psychosomatic Scale for Atopic Dermatitis foi autoadministrado, juntamente com o Dermatology Life Quality Index, em 47 pacientes com dermatite atópica. A gravidade da doença foi avaliada através do Eczema Area and Severity Index. A análise fatorial foi utilizada para identificar as dimensões da versão em Português do Brasil do Psychosomatic Scale for Atopic Dermatitis. A consistência interna e a validade de convergência também foram analisadas. A reprodutibilidade foi analisada através do coeficiente kappa.
RESULTADOS: a análise fatorial revelou uma estrutura bidimensional: dimensão estresse/preguiça/insegurança (I) e inconformismo/relacionamento (II), que explicou 54,4% da variância total. Todas as dimensões demonstraram excelente consistência interna. A validade de construto externa foi comprovada pela correlação positiva entre os resultados do Psychosomatic Scale for Atopic Dermatitis e os do Dermatology Life Quality Index. A confiabilidade teste-reteste foi excelente, com o índice kappa, por questão, maior que 0,7.
CONCLUSÃO: a versão em Português do Brasil do Psychosomatic Scale for Atopic Dermatitis exibiu propriedades psicométricas aceitáveis, com resultados de validade e confiabilidade excelentes, e poderá ser utilizado para avaliação dos sintomas psicossomáticos dos pacientes com dermatite atópica.

Palavras-chave: Dermatite atópica; Efeitos psicossociais da doença; Estresse fisiológico; Estresse psicológico; Estudos de validação; Questionários

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações