Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

3

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

3

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 90 Número 2




Voltar ao sumário

 

Relato de Caso

Alopecia secundária à terapia com bloqueadores do fator de necrose tumoral alfa (anti-TNF-α)*

Alopecia secondary to anti-tumor necrosis factor-alpha therapy*


Lara Beatriz Prata Ribeiro1; Juliana Carlos Gonçalves Rego2; Bruna Duque Estrada2; Paula Raso Bastos2; Juan Manuel Piñeiro Maceira3; Celso Tavares Sodré2,4

1. Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) - São Paulo (SP), Brasil
2. Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay - Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA- SCMRJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Recebido em 24.8.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 22.11.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Prata LB, Rego JCG, Duque-Estrada B, Bastos PR, Maceira JMP, Sodré CT. Alopecia secundária à terapia com bloqueadores do fator de necrose tumoral alfa (anti-TNF-α). An Bras Dermatol. 2015;90(2):235-8.

Correspondência:

Lara Beatriz Prata Ribeiro
Rua Santa Luzia, 206 - Centro
20.020-020 - Rio de Janeiro - RJ Brasil
E-mail: lara_prata@yahoo.com.br

 

Resumo

Os imunobiológicos representam um importante avanço no tratamento de doenças imunológicas inflamatórias. Entretanto, seu uso crescente tem revelado efeitos adversos pouco relatados ou desconhecidos, sobretudo associados aos bloqueadores do fator de necrose tumoral (anti-TNF). Erupções cutâneas psoriasiformes e raros casos de alopecia podem ocorrer em alguns pacientes durante o uso dessas medicações. Dois casos de alopecia após terapia com anti-TNF são relatados. Ambos os pacientes também desenvolveram lesões psoriasiformes no corpo. Este é o segundo relato de uma nova entidade descrita como alopecia relacionada ao uso terapêutico do anti-TNF, que mescla características clínicas e histopatológicas da alopecia areata com as da alopecia psoríaca. O reconhecimento desses efeitos pelos especialistas é fundamental para o manejo adequado e a orientação desses pacientes.

Palavras-chave: Alopecia; Alopecia em áreas; Dermoscopia; Fator de necrose tumoral alfa; Psoríase

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações