5
dias para responder ao Questionário Online
5
dias para responder ao Questionário Online
Acesso Restrito:
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Volume 75 Número 4
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
Educação médica continuada
Dermatologia integrativa: a pele em novo contexto
Integrative dermatology: the skin in a new context
ROBERTO DÓGLIA AZAMBUJA1
1Médico dermatologista.
Recebido em 26.01.98 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.99 Trabalho realizado no Hospital Universitário de Brasília.
Correspondência:
Caixa Postal 07-0056
Brasília DF 70359-070
Fax: (61) 346-4321
"E-mail":rda@yawl.com.br
A psiconeuroimunologia, desde a década de 1970, acumulou grande volume de evidências de que a mente e o corpo estão em interação permanente por meio de alterações elétricas do córtex cerebral, geradas por pensamentos, e por comunicadores químicos do sistema neuroendócrino, do sistema imunitário e dos órgãos e seus receptores celulares. A pele participa desse grande sistema integrado como órgão de imunovigilância avançado por intermédio dos ceratinócitos, células de Langerhans, células de Merkel, linfócitos residentes e células endoteliais do plexo capilar, que produzem seus próprios mensageiros químicos, bem como recebendo informações do sistema nervoso central pelas terminações nervosas livres. Pela pele pode-se influenciar processos internos, psicológicos e emocionais. Dermatologia integrativa é a psiconeuroimunologia aplicada a: 1. dar atenção aos aspectos físico, mental e emocional do indivíduo; e 2. utilizar recursos complementares para reduzir o estresse e aumentar a eficiência dos tratamentos.
Palavras-chave: MEDICINA FÍSICA., DERMATOLOGIA