Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 75 Número 4




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Dermatologia integrativa: a pele em novo contexto

Integrative dermatology: the skin in a new context


ROBERTO DÓGLIA AZAMBUJA1

1Médico dermatologista.

Recebido em 26.01.98 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.99 Trabalho realizado no Hospital Universitário de Brasília.

Correspondência:
Caixa Postal 07-0056 Brasília DF 70359-070 Fax: (61) 346-4321 "E-mail":rda@yawl.com.br

 

Resumo

A psiconeuroimunologia, desde a década de 1970, acumulou grande volume de evidências de que a mente e o corpo estão em interação permanente por meio de alterações elétricas do córtex cerebral, geradas por pensamentos, e por comunicadores químicos do sistema neuroendócrino, do sistema imunitário e dos órgãos e seus receptores celulares. A pele participa desse grande sistema integrado como órgão de imunovigilância avançado por intermédio dos ceratinócitos, células de Langerhans, células de Merkel, linfócitos residentes e células endoteliais do plexo capilar, que produzem seus próprios mensageiros químicos, bem como recebendo informações do sistema nervoso central pelas terminações nervosas livres. Pela pele pode-se influenciar processos internos, psicológicos e emocionais. Dermatologia integrativa é a psiconeuroimunologia aplicada a: 1. dar atenção aos aspectos físico, mental e emocional do indivíduo; e 2. utilizar recursos complementares para reduzir o estresse e aumentar a eficiência dos tratamentos.

Palavras-chave: MEDICINA FÍSICA., DERMATOLOGIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações