Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

19

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

19

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 91 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Avaliação da adiposidade nos pacientes com psoríase através da absorciometria com raios X de dupla energia comparada aos métodos convencionais*

Assessment of adiposity in psoriatic patients by dual energy X-ray absorptiometry compared to conventional methods*


Michelle dos Santos Diniz1,2; Nádia Couto Bavoso2; Adriana Maria Kakehasi1; Márcio Weissheimer Lauria1; Maria Marta Sarquis Soares1; Jackson Machado-Pinto2,3

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
2. Santa Casa de Belo Horizonte - Belo Horizonte (MG), Brasil
3. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

Recebido em 01.10.2014
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 02.06.2015
Financial Support: Janssen Indústria Farmacêutica e FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa o Estado de Minas Gerais).
Conflict of Interest: Nenhum.
Como citar este artigo: Diniz MS, Bavoso NC, Kakehasi AM, Lauria MW, Soares MMS, Machado-Pinto J. Avaliação da adiposidade nos pacientes com psoríase através da absorciometria com raios X de dupla energia comparada aos métodos convencionais. An Bras Dermatol. 2016;91(2):150-5.

Correspondência:

Michelle dos Santos Diniz
Rua Domingos Vieira 488, Sala E9. Bairro Santa Efigênia
30150-240 - Belo Horizonte - MG Brasil
E-mail: michellesdmi@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A obesidade é considerada uma doença inflamatória crônica de baixo grau, que compartilha mediadores inflamatórios, tais como TNF-α e IL-6, com a psoríase. A relação entre essas duas condições envolve fatores como a predisposição e a resposta à terapia, além da associação com a doença cardiovascular.
OBJETIVO: Investigar a prevalência de adiposidade, através do IMC, circunferência abdominal e absorciometria com raios X de dupla energia (DXA) em pacientes com psoríase e controles.
MÉTODOS: O IMC, a circunferência abdominal e a composição corporal pela DXA foram avaliados em 42 pacientes com psoríase, sem queixas articulares, e em 41 controles usando procedimentos padrão. Na comparação entre os casos e controles foi utilizado o teste de Pearson Χ2, ou teste exato de Fisher, e o teste não paramétrico de Mann-Whitney. A diferença entre os vários métodos de avaliação da obesidade foi estabelecida por meio do teste de McNemar. Para testar o nível de concordância entre as variáveis, foi utilizado o kappa ponderado.
RESULTADOS: Não houve diferença na prevalência de obesidade entre casos e controles. Tanto o IMC quanto a circunferência abdominal tiveram baixa concordância com as medidas de gordura corporal avaliadas por DXA. Com o uso da DXA, a prevalência de sobrepeso e obesidade em pacientes com psoríase foi de 83,3%, o que constitui forte evidência da necessidade de intervenção sobre este parâmetro metabólico.
CONCLUSÃO: A DXA teve maior capacidade de identificar obesidade em comparação ao IMC e à circunferência abdominal tanto nos pacientes com psoríase quanto nos controles.

Palavras-chave: Circunferência abdominal; Circunferência da cintura; Densitometria; Índice de Massa Corporal; Psoríase; Obesidade

© 2019 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações