Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

32

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

32

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 91 Número 6




Voltar ao sumário

 

Investigação

O impacto da urticária crônica na qualidade de vida de pacientes acompanhados em um hospital universitário*

Impact of chronic urticaria on the quality of life of patients followed up at a university hospital *


Gabriela Andrade Coelho Dias1; Gisele Viana Pires2; Solange Oliveira Rodrigues do Valle2; Sérgio Duarte Dortas Júnior2; Soloni Levy3; Alfeu Tavares França2; Ilaria Baiardini4; Walter Giorgio Canonica4

1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3. Hospital São Zacarias – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
4. University of Genoa – Genoa, Italy

Recebido em 22.08.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 16.01.2016
Suporte financeiro: nenhum
Conflito de interesses: nenhum
Como citar este artigo: Dias GAC, Pires GV, Valle SOR, Dortas Júnior SD, Levy S, França AT, Baiardini I, Canonica WG. O impacto da urticária crônica na qualidade de vida de pacientes acompanhados em um hospital universitário. An Bras Dermatol. 2016;91(6):754-9.

Correspondência:

Gabriela Andrade Coelho Dias
Policlínica Piquet Carneiro - Setor de Alergia
Avenida Marechal Rondon 381 - São Francisco Xavier
20950-003 - Rio de Janeiro - RJ Brasil
E-mail: gabrielaacdias@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A urticária crônica é uma doença debilitante que apresenta grande impacto na qualidade de vida relacionada à saúde, e o Chronic Urticaria Quality of Life Questionnaire-CU-Q2oL é o único questionário desenvolvido especificamente para sua avaliação.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida dos pacientes com urticária crônica, utilizando a versão em português brasileiro do Chronic Urticaria Quality of Life Questionnaire.
MÉTODOS: O Chronic Urticaria Quality of Life Questionnaire foi autoadministrado em 112 pacientes com urticária crônica, e a atividade da doença foi avaliada por meio do Urticaria Activity Score. Foram estudadas as seguintes características clínicas e sociodemográficas dos pacientes: idade, gênero, diagnóstico etiológico, tempo de evolução da doença e Urticaria Activity Score.
RESULTADOS: A população estudada é composta por 85,72% de mulheres, com idade média de 46 anos (18-90) e tempo de evolução da doença de 10 anos (3 meses - 60 anos). Quanto ao diagnóstico etiológico, observou-se que 47,3% apresentavam urticária crônica espontânea, sendo 22,3% dos casos associados à urticária física; 28,5% associados à urticária crônica autoimune; e 23,2%, à urticária induzida isolada. A atividade da doença avaliada pelo UAS foi 1,04 ±1.61(0-6). O escore total do Chronic Urticaria Quality of Life Questionnaire foi 36 (0-100) e a dimensão I (sono/estado mental/alimentação) apresentou maior impacto na qualidade de vida. Os itens com escore médio mais alto foram sobre nervosismo e vergonha das lesões e o escore mais baixo foi dos itens sobre edema labial e limitações nas atividades esportivas.
CONCLUSÕES: A urticária crônica prejudica a qualidade de vida dos pacientes, principalmente daqueles com maior gravidade da doença ou com diagnóstico de urticária autoimune.

Palavras-chave: Angioedema; Qualidade de vida; Questionários; Urticária

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações