Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 76 Número 1




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Eritema tóxico e melanose pustulosa transitória neonatal: duas dermatoses freqüentes no período neonatal

Erythema toxicum and transient neonatal pustular melanosis: two dermatoses frequent in the neonatal period


LUCIANA BAPTISTA PEREIRA1, BERNARDO GONTIJO2

1Professora Assistente de Dermatologia - UFMG. Mestre em Medicina. Docente do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica - HC/UFMG.
2Professor Adjunto de Dermatologia - UFMG. Doutor em Medicina. Coordenador do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica - HC/UFMG; Serviço de Dermatologia - HC/UFMG. Curso de Pós-graduação em Dermatologia, Faculdade de Medicina da UFMG.

Recebido em 3.9.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.12.2000. Trabalho realizado na Pós-graduação em Dermatologia, Faculdade de Medicina - UFMG.

Correspondência:
Luciana Baptista Pereira Rua Domingos Vieira, 300 sala 505 Santa Efigênia Belo Horizonte MG 30150-240 Tel: (31) 3241-1185/ 3241-2279 "E-mail":luciana@mkm.com.br

 

Resumo

O eritema tóxico e a melanose pustulosa transitória neonatal são dermatoses benignas, autolimitadas e que freqüentemente acometem o recém-nascido. Neste trabalho são apresentadas as principais características dessas dermatoses em relação aos seguintes aspectos: nomenclatura, clínica, epidemiologia, etiopatogenia, achados laboratoriais, histopatologia, diagnóstico diferencial e tratamento. O objetivo é propiciar ao dermatologista conhecimento mais amplo a respeito dessas alterações cutâneas que, embora freqüentes no berçário, muitas vezes não fazem parte da prática diária do especialista.

Palavras-chave: RECÉM-NASCIDO., DERMATOPATIAS, ERITEMA, MELANOSE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações