Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

23

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

23

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Associação entre psoríase e qualidade de vida relacionada a saúde, produtividade no trabalho e uso de recursos de saúde no Brasil*

The association between psoriasis and health-related quality of life, work productivity, and healthcare resource use in Brazil*


Marco DiBonaventura1; André Vicente Esteves de Carvalho2,3; Cacilda da Silva Souza4; Haline Bianca Squiassi5; Cristina Nunes Ferreira5

1. Práticas de Resultados em Saúde, Kantar Health – Nova Iorque (NY), EUA
2. Ambulatório de Psoríase do Hospital da Santa Casa de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil
3. Programa de Residência Médica do Hospital da Santa Casa de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil
4. Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP-USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil
5. Farmacoeconomia da Pfizer Inc – São Paulo (SP), Brasil

Trabalho submetido em 20.05.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.02.2017
Suporte Financeiro: Este estudo foi financiado pela Pfizer Inc.
Conflito de Interesses: Marco DiBonaventura era funcionário da Kantar Health quando da realização do estudo e consultor remunerado pela Pfizer para produção deste manuscrito; André Vicente Esteves de Carvalho é palestrante da Pfizer; Haline Bianca Squiassi é funcionária da Pfizer e Cristina Nunes Ferreira era funcionária da Pfizer quando da elaboração do manuscrito.
Como citar este artigo: DiBonaventura M, Carvalho AVE, Souza CS, Squiassi HB, Ferreira CN. The association between psoriasis and health-related quality of life, work productivity, and healthcare resource use in Brazil. An Bras Dermatol. 2018;93(2):197-204.

Correspondência:

Haline Bianca Squiassi
E-mail: haline.squiassi@pfizer.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A psoríase é uma doença imunomediada e inflamatória, crônica, que afeta uma parcela significativa da população mundial. A variabilidade geográfica das consequências da psoríase ainda precisa de análises em nível regional.
OBJETIVO: Este estudo contribui para os desfechos da psoríase na literatura ao oferecer uma avaliação abrangente do peso humanístico e econômico no Brasil.
MÉTODOS: Foi usada a Pesquisa Nacional de Saúde e Bem-Estar de 2012 (N=12.000) para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (Short Form-12, version 2), produtividade laboral e uso de recursos em saúde associados à presença de psoríase x ausência de psoríase, juntamente com os variados níveis de gravidade da psoríase.
RESULTADOS: Um total de 210 entrevistados relatou diagnóstico de psoríase (N = 157, 42 e 11 relataram psoríase leve, moderada e grave, respectivamente). Em comparação com os controles, os entrevistados com psoríase relataram uma pontuação total diminuída do componente mental e de serviços de saúde, assim como aumento de presenteísmo, atividade comprometida e visitas médicas ao longo dos últimos seis meses, com ajuste de covariáveis. Entre aqueles com psoríase, a saúde física diminuiu com o aumento da gravidade da psoríase. Embora nem a produtividade no trabalho nem o uso de recursos em saúde tenham variado de acordo com a gravidade da psoríase, as altas taxas de perda de produtividade (por exemplo, 45,5% de presenteísmo no grupo de psoríase grave) sugerem um peso econômico.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: As análises de custo não foram realizadas, e os dados autorrelatados dos pacientes limitam as conclusões causais e podem refletir viés de relato.
CONCLUSÕES: Apesar disso, estes resultados sugerem um fardo importante para pacientes com psoríase tanto nos desfechos humanísticos quanto econômicos. A associação entre os aspectos da psoríase e da saúde mental e serviços de saúde foi particularmente intensa e excedeu o que seria considerado significativo clinicamente.

Palavras-chave: Avaliação do impacto na saúde; Brasil; Psoríase; Qualidade de vida; Recursos em saúde

© 2019 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações