Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

14

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

14

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 3




Voltar ao sumário

 

Investigação

Desenvolvimento e validação de um questionário multidimensional para avaliação da qualidade de vida em melasma (HRQ-Melasma)*

Development and validation of a multidimensional questionnaire for evaluating quality of life in melasma (HRQ-melasma)*


Camila Fernandes Pollo1; Luciane Donida Bartoli Miot2; Silmara Meneguin1; Hélio Amante Miot2

1. Departamento de Enfermagem, Faculdade de Medicina de Botucatu,Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp), Botucatu (SP), Brasil
2. Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp), Botucatu (SP), Brasil

Recebido 04 Dezembro 2016
Aceito 19 Março 2017
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Pollo CF, Miot LDB, Meneguin S, Miot HA. Development and validation of a multidimensional questionnaire for evaluating quality of life in melasma (HRQ-melasma). An Bras Dermatol. 2018;93(3):391-6.

Correspondência:

Hélio Amante Miot
E-mail: heliomiot@fmb.unesp.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Melasma inflige grande impacto na qualidade de vida. MELASQoL é o único instrumento específico validado para avaliar qualidade de vida no melasma.
OBJETIVOS: Desenvolver e validar um questionário multidimensional para avaliar a qualidade de vida relacionada ao melasma facial.
MÉTODOS: Estudo transversal conduzido em duas instituições (pública e privada) no Brasil. Dois grupos focais foram realizados: cinco dermatologistas titulados e dez pacientes com melasma, indicando as dimensões e as unidades de significado da qualidade de vida no melasma. O questionário preliminar com 49 itens foi aplicado a 154 pacientes com melasma. A redução dos itens foi realizada por análise de Rasch. Avaliações paralelas de aspectos clínicos (MASI), demográficos e qualidade de vida (MELASQoL e DLQI) foram conduzidas. A estrutura dimensional foi avaliada por análise fatorial confirmatória. A estabilidade temporal foi testada em um subgrupo de 42 pacientes dentro de 7-14 dias.
RESULTADOS: A média (dp) da idade dos 154 sujeitos foi de 39 ± 8 anos, 87% eram mulheres. A mediana (p25-p75) do DLQI e MELASQoL foram: 2 (1-6) e 30 (17-44). HRQ-Melasma foi composto de 19 itens distribuídos em quatro dimensões: Física/Aparência, Social/Profissional, Psicológica e Tratamento. Alfa de Cronbach resultou 0,96 e > 0,74 para cada dimensão. Houve alta correlação entre HRQ-Melasma com DLQI e MELASQoL (rho = 0,80 e 0,83), porém, modesto com MASI (rho = 0,35). A estrutura dimensional do HRQ-Melasma foi comprovada pelos coeficientes da análise fatorial confirmatória. A análise teste-reteste revelou um coeficiente de correlação intraclasse de 0,91 (p < 0,01).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Estudo monocêntrico.
CONCLUSÕES: Desenvolveu-se um instrumento específico multidimensional para avaliar qualidade de vida no melasma, com adequado desempenho psicométrico.

Palavras-chave: Melanose; Psicometria; Qualidade de vida

© 2019 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações