Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

19

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

19

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Avaliação do uso de tacrolimus em pomada na prevenção de cicatrizes hipertróficas em modelo experimental*

Evaluation of the use of tacrolimus ointment for the prevention of hypertrophic scars in experimental model*


Mariana Campos Souza Menezes1; Leonardo de Souza Vasconcellos2; Cristiana Buzelin Nunes3,4,5; Luiz Ronaldo Alberti1,6

1. Instituto de Ensino e Pesquisa, Santa Casa de Belo Horizonte, Belo Horizonte (MG), Brasil
2. Departamento de Propedêutica Complementar, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), Brasil
3. Departamento de Anatomia Patológica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), Brasil
4. Instituto de Ciências Biológicas e Saúde, Curso de Medicina, Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte (MG), Brasil
5. Serviço de Patologia, Instituto Moacyr Junqueira, Belo Horizonte (MG), Brasil
6. Departamento de Cirurgia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), Brasil

Recebido 01 Agosto 2017.
Aceito 31 Março 2018.

Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Menezes MCS, Vasconcellos LS, Nunes CB, Alberti LR. Evaluation of the use of tacrolimus ointment for the prevention of hypertrophic scars in experimental model. An Bras Dermatol. 2017;94(2):164-71.

Correspondência:

Mariana Campos Souza Menezes
E-mail: marianacamposmn@terra.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O tacrolimus, por sua atuação sobre a atividade de fibroblastos e a modulação de produção de colágeno, pode ter ação na prevenção de cicatrizes hipertróficas.
OBJETIVOS: Avaliar os efeitos macroscópicos, microscópicos, metabólicos, laboratoriais e os efeitos colaterais do uso tópico de tacrolimus pomada, em diferentes concentrações, na prevenção de cicatrizes hipertróficas.
MÉTODO: Vinte e dois coelhos foram submetidos à excisão de dois fragmentos de 1cm em cada orelha, separados 4cm entre si, até a cartilagem. A orelha esquerda dos animais foi padronizada como controle e recebeu duas vezes ao dia a vaselina. A orelha direita recebeu tacrolimus nas concentrações de 0,1% em pomada na ferida superior e 0,03% em pomada na ferida inferior, também aplicado duas vezes ao dia. Critérios macroscópicos, microscópicos, laboratoriais e peso dos animais foram avaliados após 30 dias de experimento.
RESULTADOS: As feridas tratadas com tacrolimus, nas concentrações 0,1% e 0,03%, quando comparadas aos respectivos controles, apresentaram menor grau médio de elevação (p=0,048 e p<0,001). A média das espessuras das cicatrizes e das concentrações de linfócitos, de neutrófilos e de eosinófilos é menor nas feridas tratadas com o medicamento (p<0,001; p=0,022; p=0,007; p=0,044). A concentração média de linfócitos é menor nas feridas tratadas com a maior concentração do medicamento (p=0,01).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: duração do experimento limitou-se a 30 dias.
CONCLUSÕES: O tacrolimus, nas duas concentrações estudadas, reduziu a gravidade de alterações inflamatórias e modificou positivamente o aspecto macroscópico das cicatrizes a curto prazo. Seu uso mostrou-se seguro, sem evidências de efeitos adversos sistêmicos ou locais.

Palavras-chave: Cicatrização; Cicatriz; Cicatriz hipertrófica; Coelhos; Inflamação; Pele; Queloide; Tacrolimo

© 2019 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações