Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 76 Número 6




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Métodos de reconstrução cirúrgica utilizados no tratamento das deformidades teciduais decorrentes da gangrena de Fournier: Análise de 10 casos

Reconstruction techniques used in the treatment of tissue deformities resulting from Fournier''''s gangrene: analysis of 10 cases


EDUARDO MORDJIKIAN1, MEIRE AUGUSTO DE OLIVEIRA2, JOÃO MEROLO JÚNIOR3

1Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Membro do Colégio Internacional de Cirurgiões. Cirurgião Plástico do Conjunto Hospitalar do Mandaqui.
2Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Conjunto Hospitalar do Mandaqui.
3Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Médico-Assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Cirurgião Plástico do Conjunto Hospitalar do Mandaqui.

Recebido em 21.02.2001. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.07.2001. Trabalho realizado no Serviço de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui – São Paulo – Brasil.

Correspondência:
Eduardo Mordjikian Av. Pavão, 955, Cj. 71 São Paulo SP 04516 012 Tel/Fax: 5044-0350 / 5535-1849 "E-mail":mordjik@uol.com.br

 

Resumo

No período de abril de 1999 a maio de 2000, 10 pacientes portadores de deformidades teciduais decorrentes da gangrena de Fournier foram avaliados com relação a diferentes métodos de reconstrução cirúrgica, cada uma dessas técnicas analisada quanto a indicações, resultados e complicações. Os retalhos foram os métodos mais escolhidos para utilização, seguidos pelos enxertos e sutura primária dos bordos da lesão. Os métodos de reconstrução utilizados apresentaram bons resultados estéticos e baixo índice de complicações.

Palavras-chave: ENXERTOS, FASCIÍTE NECROTIZANTE, GRAFTS, RETALHOS., FLAPS., GANGRENA DE FOURNIER

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações