Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 1




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Dermatite atópica: uma doença cutânea ou uma doença sistêmica? A procura de respostas na história da dermatologia

Atopic dermatitis: a cutaneous or systemic disease? The search for answers in the history of Dermatology


RUBENS MARCELO SOUZA LEITE1, ADRIANA ARAGÃO CRAVEIRO LEITE2, IZELDA MARIA CARVALHO COSTA3

1Mestre pela Universidade de Brasília - Brasília (DF), Brasil. Professor de Dermatologia da Universidade Católica de Brasília - Brasília (DF), Brasil.
2Mestre pela Universidade de Brasília - Brasília (DF), Brasil, Alergista Pediatra do Instituto de Dermatologia e Alergia-Pediatria Saint Louis - Brasília (DF), Brasil.
3Doutora pela Universidade Federal de São Paulo - São Paulo (SP) Brasil. Professora Orientadora do curso de pós-graduação em ciências da saúde da Universidade de Brasília- UnB e Professora Doutora de Dermatologia da Universidade Católica de Brasília - Brasília (DF), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 13.07.2006. Trabalho realizado pela Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília - Brasília (DF), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. Os autores negam qualquer tipo de suporte financeiro na realização do presente estudo. _Como citar este artigo:_ Leite RMS, Leite AAC, Costa IMC. Dermatite atópica: uma doença cutânea ou uma doença sistêmica? A procura de respostas na história da dermatologia. An Bras Dermatol. 2007;82(1):71-8.

Correspondência:
Rubens Marcelo Souza Leite Faculdade de Medicina- Universidade Católica de Brasília. QS 7, Lote 1, EPCT -Águas Claras 71966-700 / Taguatinga-DF "E-mail":rubensmarcelo@terra.com.br

 

Resumo

A dermatite atópica é doença inflamatória cutânea associada à atopia, predisposição a produzir resposta IgE a alérgenos ambientais, constituindo uma das manifestações das doenças atópicas, junto com a asma e a rinite alérgica. A dermatite atópica é caracterizada por episódios recorrentes de eczema associado a prurido, acometendo superfície cutânea geneticamente alterada, induzindo, por fenômenos imunológicos, a presença de inflamação. Trata-se de doença multifatorial, com enfoque nas alterações sistêmicas e alérgicas ou nas manifestações cutâneas, de acordo com diferentes visões da doença. A conceituação da dermatite atópica é importante, porque a conduta terapêutica pode variar segundo essas duas formas diferentes de analisá-la. Autores modernos discutem extensivamente esses aspectos sem, contudo, alcançar uma conclusão sobre a dermatite atópica como doença sistêmica ou cutânea. A procura dos conceitos sobre a doença, desde os primeiros relatos, associada à evolução do pensamento na dermatologia, poderia esclarecer a origem dessas dúvidas. Uma análise histórica demonstra que a dermatite atópica tem seus conceitos atuais oriundos dos estudos de diversos pensadores, que, em diferentes momentos históricos, descreveram a doença, e que muito do que acreditamos atualmente tem, nesses escritos, seus fundamentos.

Palavras-chave: DERMATITE ATÓPICA, HISTÓRIA DA MEDICINA, SUSCETIBILIDADE À DOENÇA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações