Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 1




Voltar ao sumário

 

Qual é seu diagnóstico ?

Caso para diagnóstico

Case for diagnosis


ADRIANA LÚCIA MENDES1, VIDAL HADDAD JUNIOR2

1Médica da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista – Botucatu – São Paulo (SP), Brasil.
2Professor-assistente doutor da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista – Botucatu – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 10.04.2006. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 04.05.2006. Trabalho realizado nas nas disciplinas de Dermatologia e Endocrinologia da FMB- UNESP - São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Mendes AL, Haddad Jr V. Caso para diagnóstico. Bullosis Diabeticorum. An Bras Dermatol. 2007;82(1):94-6.

Correspondência:
Vidal Haddad Junior Caixa Postal 557 18618-000 - Botucatu – SP Tel.: 14 3882 49 22 "E-mail":haddadjr@fmb.unesp.br

 

Resumo

Apresenta-se um caso de bullosis diabeticorum, doença rara associada ao diabetes mellitus crônico e complicações como a neuropatia ou nefropatia. As bolhas são tensas e grandes, com pouca inflamação circundante e localização acral, regredindo espontaneamente em cerca de três semanas. O exame histopatológico é inespecífico, e o diagnóstico diferencial deve ser feito com a epidermólise bolhosa, os pênfigos, o penfigóide bolhoso, queimaduras e erisipelas bolhosas.

Palavras-chave: DERMATOPATIAS VESICULOBOLHOSAS, DIABETES MELLITUS, DIABETES MELLITUS TIPO 2

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações