Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 2




Voltar ao sumário

 

Qual é seu diagnóstico ?

Caso para Diagnóstico

Case for Diagnosis


HELIANE SANAE SUZUKI1, LEILA CRISTINA CAVALIN2, BETINA WERNER3, MAURÍCIO SHIGUERU SATO4, FABIANE ANDRADE MULINARI BRENNER5

1Estudante de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.
2Médica Residente do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.
3Médica Patologista e Doutoranda do Curso de Pós Graduação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.
4Médico Especializando do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.
5Médica dermatologista, Mestre em Medicina Interna, Professora-assistente de Dermatologia da Universidade Federal do Paraná(UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.

Recebido em 22.05.2006. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 01.12.2006. *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Suzuki HS, Cavalin LC, Werner B, Sato MS, Brenner FM. Caso para o diagnóstico. Piloleiomioma múltiplo. An Bras Dermatol. 2007;82(2):190-2.

Correspondência:
"E-mail":helianesuzuki@yahoo.com.br

 

Resumo

Piloleiomioma é tumor benigno de músculo liso que tem origem no músculo eretor do pêlo. Pode ocorrer isoladamente ou em grande número. Apresenta-se doloroso, sensível ao frio, toque, pressão e emoção. Relata-se caso de um homem com nódulos intradérmicos compostos por fibras de músculo liso. A imuno-histoquímica mostra-se positiva para desmina e actina, confirmando o diagnóstico.

Palavras-chave: CABELO, DERMATOLOGIA, LEIOMIOMA, TUMOR DE MÚSCULO LISO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações