Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 76 Número 5




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Dermatoses neonatais

Dermatoses of the newborn


LUCIANA BAPTISTA PEREIRA1, BERNARDO GONTIJO2, CLÁUDIA MÁRCIA DE RESENDE SILVA3

1Professora-assistente de dermatologia – UFMG. Mestre em medicina. Docente do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica do HC/UFMG.
2Professor adjunto de dermatologia – UFMG. Doutor em medicina. Coordenador do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica do HC/UFMG.
3Mestre em Medicina. Médica do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica do HC/UFMG.

Recebido em 26.01.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.1999. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do HC/UFMG Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Faculdade de Medicina da UFMG

Correspondência:
Fabiane Andrade Mulinari-Brenner Rua Chichorro Junior, 144 - apto. 131 Cabral - CEP 80035-040 Curitiba - Paraná Telefone: 041- 352-3293 Fax: 041- 252-4960 "e-mail":fmbrenner@uol.com.br

 

Resumo

As dermatoses neonatais são extremamente freqüentes, podendo-se afirmar que estão presentes na quase totalidade dos recém-nascidos (RNs) quando se consideram todas as alterações cutâneas encontradas. Podem ser fisiológicas, temporárias ou persistentes, ou possuidoras de importante significado clínico, merecendo, assim, uma atenção especial do examinador. Além disso, a pele do RN apresenta características distintas quando comparada à pele da criança e do adulto, exigindo, portanto, cuidados especiais. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão das características próprias da pele do RN e das principais alterações dermatológicas que podem ser vistas no período neonatal precoce.

Palavras-chave: ANORMALIDADES MÚLTIPLAS, DERMATOPATIAS, RECÉM-NASCIDO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações